14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME NEUROLÉPTICA MALIGNA: DETECÇÃO PRECOCE EM PACIENTE COM ESQUIZOFRENIA

Fundamentação/Introdução

Introdução: A Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM) é uma doença rara comumente associada ao uso de antipsicóticos e caracterizada por hipertermia, rigidez muscular difusa, alterações de estado mental e instabilidade autonômica. A síndrome é potencialmente fatal e pode levar ao desenvolvimento de sérias complicações como insuficiência renal aguda, pneumonia aspirativa, síndrome da angústia respiratória do adulto, coagulação intravascular disseminada e degeneração neuronal cerebelar, com taxa de mortalidade de 9 a 10%. Apesar das manifestações clínicas clássicas, torna-se um desafio diferenciar a SNM de outros diagnósticos cujas apresentações clínicas podem ser semelhantes, tais como infecções do sistema nervoso central (SNC), intoxicações exógenas, catatonia letal e síndrome extrapiramidal severa.

Objetivos

Objetivos: Enfatizar a importância do diagnóstico diferencial de paciente esquizofrênico, com síndrome febril e rigidez muscular, que desenvolveu a SNM pelo uso de antipsicóticos, sugerindo manejo clínico para tratamento eficaz.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: Um paciente masculino, 38 anos, com esquizofrenia em tratamento com neurolépticos foi encaminhado para avaliação da clínica médica devido a quadro febril e rigidez muscular, tendo como hipóteses diagnósticas meningite e intoxicação por lítio. Dessa forma, foram realizados exames complementares que demonstraram leucocitose sem desvio à esquerda, radiografia de tórax sem lesões no parênquima pulmonar, litemia dentro da normalidade, creatinofosfoquinase (CPK) aumentada, tomografia de crânio sem evidência de lesões expansivas ou hemorragia, além de líquor sem hipercelularidade ou hiperproteinorraquia.

Resultados

Portanto, foram excluídas causas infecciosas e intoxicações sendo realizado o diagnóstico final de Síndrome Neuroléptica Maligna. Após a suspensão de neurolépticos, foi iniciado o tratamento com bromocriptina, além de suporte em Unidade de Terapia Intensiva.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A capacitação médica para reconhecimento da SNM é fundamental, uma vez que o diagnóstico precoce e a conduta adequada, tal como a suspensão imediata de antipsicóticos, reduzem significativamente a taxa de mortalidade, além de minimizarem as sequelas persistentes desta síndrome.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

JOSEANA GOMES SALUSTIANO, DIANE REZENDE BATISTA, LORENA DE FREITAS DIOGO, KARLA RICARTI NODARI, MAISA STEFANI LEMES