14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PROGRAMA DE ATENÇÃO AO ALCOOLISTA: 30 ANOS DE ENSINO, ASSISTÊNCIA, PESQUISA E EXTENSÃO

Fundamentação/Introdução

O consumo de drogas impacta de forma singular os usuários, famílias e sociedade. A bebida alcoólica é largamente distribuída pelo mundo e seu consumo prejudicial é um dos principais fatores para a morbidade, mortalidade e incapacidades em todo mundo, correspondendo a 3,3 milhões de mortes por ano. No Brasil as consequências do abuso preocupam, resultando em altos impactos na saúde individual e sociedade, os quais merecem destaque: 60% dos casos de cirrose hepática, 18% dos acidentes de trânsito, 33,5% afastamento do trabalho.

Objetivos

Apresentar o processo de trabalho no Programa de Atendimento ao Alcoolista (PAA) de um Hospital Universitário (HU) e sua contribuição na formação profissional e no cuidado ao alcoolista.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal realizado no PAA, tendo como base as consultas realizadas e a análise documental realizada junto aos Relatórios Anuais de atendimento, os quais apresentam todas as atividades realizadas pelos profissionais, docentes e discentes envolvidos no Programa.

Resultados

No PAA, a metodologia assistencial é desenvolvida em ambiente ambulatorial, com atenção ao usuário e sua família. O Programa é caracterizado como um serviço de porta aberta tendo uma abordagem pautada na identificação da demanda de saúde e no diálogo. Durante a Consulta Médica, é realizada a anamnese clínica, o exame físico, solicitação de exames laboratoriais de rotina e de média e alta complexidade, na dependência da gravidade do diagnóstico da Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) e/ou da Síndrome de Dependência Alcoólica (SDA), com encaminhamento para serviços especializados do Hospital Universitário. Os profissionais, em conjunto com o usuário, formulam um Plano Terapêutico para monitoramento e avaliação. As consultas de retorno podem ser semanais, quinzenais ou mensais. E, em caso de SAA grave, o usuário poderá ser encaminhado para internação de curta duração, no serviço de clínica médica do HU. O usuário retorna para o regime ambulatorial, assim que seu caso apresente condições de acompanhamento extra-hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

O Programa é aberto a todos os cursos da área da saúde da Universidade. Nestes 30 anos do PAA, destaca-se o pioneirismo da proposta assistencial, interdisciplinar e ambulatorial dirigida para alcoolistas e seus familiares. Propicia a experiência de ensino-assistência, pesquisa e extensão de forma contínua, bem como possibilita a formação profissional para o campo da saúde mental, álcool e drogas.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

Wanderson Santos Gonlçalves, Laerson Silva Andrade, Lara Maria Vago, Letícia Binda Martins D'Avila, Marluce Mechelli Siqueira