14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Tratamento de Leishmaniose Tegumentar Americana em paciente portador de Lúpus Eritematoso Sistêmico e Insuficiência Renal em Hospital Público de Araguaína - TO: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) representa um problema de saúde pública, com significativa incidência (19.395 casos no ano de 2015), ampla distribuição geográfica e apresentação de deformidades destrutivas e incapacitantes. A LTA é uma zoonose infecciosa, transmitida pelo vetor Lutzomyia, e causada pelo protozoário Leishmania com variado espectro de manifestação cutânea e mucosa.

Objetivos

Relatar um caso atípico de LTA quanto a conduta terapêutica e manifestações, devido às comorbidades do paciente. Em função da importância epidemiológica e necessidade de conhecimento de tratamentos alternativos para reações adversas a Anfotericina B Lipossomal tornou-se necessário esse relato.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo masculino, 54 anos, lavrador, residente da zona rural do estado de Goiás. Procurou atendimento em hospital público de Araguaína-TO, relatando aparecimento de lesão em membro superior esquerdo com mais de três meses de evolução, nega reações alérgicas prévias, cartão de vacina incompleto, hipertenso e dislipidêmico em uso de losartana, furosemida, cardizen, ácido acetilsalicílico, alopurinol, sinvastatina, com histórico de lúpus eritematoso sistêmico e insuficiência renal crônica, associado ao uso de prednisona.

Resultados

Ao exame dermatológico, apresentou lesão de aspecto ulcerado, única, em região posterior de antebraço esquerdo, com fundo granuloso, bordas infiltradas, elevadas, em formato oval de cerca de 3,0 cm x 1,5 cm de diâmetro e dolorosa.
Aventou-se hipótese diagnóstica de LTA por critério clínico-epidemiológico, realizou-se exames laboratoriais para início de tratamento com anfotericina B lipossomal apresentando, durante a infusão, precordialgia, lombalgia, febre, náuseas e tremores, indicando hipersensibilidade ao fármaco. Realizou-se substituição da droga pelo antimoniato de N-metil-glucamina, 10mg/kg/peso, endovenoso por 20 dias com controle eletrocardiográfico e laboratorial, apresentando creatinina de 2,31 mg/dL e clearance de creatinina de 90,67 mL/min no dia posterior ao uso da medicação. Esteve em regime hospitalar por quatro dias, com melhora clínica e do perfil da lesão, sendo encaminhado para continuidade em tratamento ambulatorial na cidade em que reside.

Conclusões/Considerações finais

A LTA é uma das doenças tropicais ainda negligenciadas pelo sistema de saúde, o tratamento é eficaz e curativo, com baixa taxa de intercorrências e complicações, contudo, comorbidades podem alterar a terapêutica utilizada ou a resposta esperada.

Palavras Chaves

Anfotericina Lipossomal; Comorbidades; Leishmaniose Tegumentar Americana;

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Norte Brasil - Tocantins - Brasil

Autores

Anna Carolina Pereira Gomes, Emanuela Nóbrega da Silva, Cláudia Batista Câmara Suleiman, João Victor Pereira Gomes, Guilherme Nunes Skripka