14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso sobre Lupus Eritematoso Sistêmico associado a eventos tromboembólicos

Fundamentação/Introdução

Paciente J. D. S. L, de 31 anos, do sexo feminino com história de Lupus Eritematoso Sistêmico há mais de 15 anos iniciou dia 15/10/15, com quadro de precordialgia, em aperto, sem irradiação, associada a liberação esfincteriana. Há três meses, iniciou quadro de dispneia aos mínimos esforços, dor retroesternal em pontada, irradiando para cervical e edema de MMII. Realizado Cineangiocoronariografia evidenciando descendente anterior com (60-70%) de obstrução no terço proximal. Diagnosticada com Infarto Agudo do Miocárdio sem supra de segmento ST, feito protocolo de síndrome coronariana aguda com Ticagrelor e Enoxaparina. Não foi necessária Intervenção Coronariana Percutânea. Apresentou, no dia 09/12/16, dor abdominal em flanco esquerdo e hemitórax esquerdo, diarreia e hiporexia de causa a esclarecer. Internada devido trombose de artéria esplênica, infarto esplênico, alterações de segmento de delgado. Anticoagulada com enoxaparina em dose terapêutica. No dia 04/02/17, paciente retorna ao hospital com relato de angioedema devido a contraste, angiografia de abdômen não sugeriu vasculite. Fez uso na internação de Enoxaparina dose terapêutica. Re-internada no dia 20/02/17, realizou cintilografia pulmonar com alta probabilidade para tromboembolismo pulmonar. Apresentou dor torácica à esquerda com piora a inspiração, sem febre ou tosse. Discutido sobre anticoagulação, risco-benefício de filtro de veia cava visto que RNI era de 4,87. Aumentado dose do corticoide. Colocado filtro de veia cava, retornado enoxaparina dose terapêutica, varfarina. Apresentou placas avermelhadas em palmo-plantar de membro inferior, após alguns dias estavam em pernas que foi relacionada a vasculite do Lupus. Teve alta com prednisona, micofenolato de mofetila e varfarina mantendo RNI entre 2,5 e 3,5.

Objetivos

Evidenciar a importância de como conduzir esse caso clínico e mostrar como pode acontecer diversas situações trombogênicas no paciente lúpico.

Delineamento/Métodos

Relato de caso clínico.

Resultados

Relato de Caso.

Conclusões/Considerações finais

Evidenciar a importância de como conduzir esse caso clínico e mostrar como pode acontecer diversas situações trombogênicas no paciente lúpico.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Camila Coelho Bittencourt, Natalia Marçal Coelho, Heberth Cesar Miotto, Rossana Dall'Orto Elias, Erika Corrêa Vrandecic