14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A púrpura trombocitopênica idiopática é uma desordem hematológica, que predispõem o paciente a quadros de plaquetopenia. O tratamento consiste em corticoides e transfusão de plaquetas quando houver sangramento e, esplenectomia quando estes falharem. Este relato é baseado em uma paciente com PTI, que faz uso crônico de corticoide desenvolvendo outras doenças.

Objetivos

Este relato apresenta a refratáriedade em paciente com PTI, com falha à esplenectomia, necessitando de uso contínuo de corticoide, gerando patologias como consequência.

Delineamento/Métodos

Paciente feminina, 34 anos idade,domiciliada no município de Porto Velho– RO.Foi diagnosticada com PTI aos 14 anos,a terapia baseava-se em transfusão de plaquetas,prednisona 20 mg e Microvlar.Aos 15 anos foi submetida à histerectomia, devido aos sangramentos uterinos.Por volta dos 20 anos,a paciente foi diagnosticada com Glaucoma,sendo tratada com solução oftálmica Maleato de Timolol e Oftane.Aos 24 anos,foi diagnosticada com Diabetes tipo 1,sendo tratada com 20 UI de Insulina NPH. Posteriormente,foi diagnosticada com hipertensão,coarctação de aorta e,hipotireoidismo,utilizando para este o tratamento com Levotiroxina.

Resultados

A PTI primária não identifica a causa de plaquetopenia e tem como o principal problema clínico o sangramento.Esses pacientes, geralmente, têm quantidade de plaquetas abaixo de 30.000/mm3. Para a realização da esplenectomia, devem ser atingidas quantidades de plaquetas acima de 50.000/mm3, através do uso de corticoides1,2. Porém, o uso crônico destes proporcionam efeitos adversos ao paciente. Os efeitos adversos são proporcionais à dosagem do medicamento, podendo causar glaucoma, aumentando a pressão intraocular através da diminuição da drenagem do humor aquoso e acúmulo de glicosaminoglicanos na malha trabecular. A diabetes ocorre devido ao aumento da gliconeogênese hepática e do antagonismo periférico à ação da insulina, resultando na redução da captação de glicose3. A hipertensão ocorre devido à retenção salina e ao aumento da reatividade vascular4. A função tireóidea também é afetada através da inibição da síntese e liberação do Hormônio Liberador de Tireotrofina5.

Conclusões/Considerações finais

Este caso foi relatado pela sua complexidade e complicações decorrentes do consumo elevado de corticoide pela paciente.Devido à dificuldade de se estabelecer o diagnóstico da PTI e o difícil manejo clínico da PTI refratária, a equipe multidisciplinar atuou em conjunto,visando à redução dos efeitos colaterais e a qualidade de vida do paciente.

Palavras Chaves

Púrpura trombocitopênica idiopática; plaquetas; corticoides

Área

Clínica Médica

Instituições

faculdades integradas aparício carvalho - Rondônia - Brasil

Autores

Tassia Rodrigues Amoêdo, Andressa Castro Guerra, Acácio Fernandes Souza Filho, Arthur Luizari Pires, Larissa Detregiacchi Ungarelli Pires Gaspar