Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO ENTRE DIETAS COM RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS E COM RESTRIÇÃO DE GORDURAS NO COMBATE À OBESIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Fundamentação/Introdução

A obesidade é um problema de saúde pública mundial, cuja incidência vem aumentando de forma contínua e progressiva, podendo levar a inúmeras consequências para o indivíduo. Por conta disso, hoje há uma grande preocupação quanto ao combate à obesidade e as suas complicações. Sendo assim, muitos estudos vêm sendo realizados para definir qual seria a melhor forma dietética para seu controle e tratamento.

Objetivos

À vista disso, essa revisão sistemática tem como objetivo comparar dietas com restrição de carboidratos e com restrição de gorduras para analisar a eficácia de ambas em relação a algumas variáveis, como perda de peso, LDL-colesterol, HDL-colesterol, triglicerídeos, glicemia de jejum e pressão arterial.

Delineamento/Métodos

Para isso, foram analisados em três diferentes bancos de dados estudos de intervenção randomizados publicados do período de 2002 a 2016, e, após passarem por avaliação de qualidade, oito artigos foram selecionados para o presente estudo.

Resultados

Após a avaliação desses artigos, foi possível observar que dietas com restrição de carboidratos demonstraram maior eficácia em relação à perda ponderal, à elevação dos níveis de HDL-c e à diminuição dos níveis de triglicerídeos, de glicemia de jejum e dos níveis pressóricos. A única variável em que houve um maior benefício aparente com a restrição de gorduras foi a diminuição dos níveis de LDL-c, embora não tenha sido possível realizar avaliações qualitativas, apenas quantitativas.

Conclusões/Considerações finais

Sendo assim, conclui-se que uma dieta com restrição de carboidratos pode ser uma alternativa mais eficaz que uma dieta com restrição de gorduras no combate à obesidade e à síndrome metabólica. No entanto, a realização de estudos mais aprofundados é essencial para avaliar alterações em outros marcadores metabólicos importantes, mas que ainda não foram avaliados em estudos já existentes.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

ISADORA BARRETO DELLA CELLA, PEDRO FLAVIO COSTA MOTTA

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017