COMPARAÇÃO ENTRE DIETAS COM RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS E COM RESTRIÇÃO DE GORDURAS NO COMBATE À OBESIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
A obesidade é um problema de saúde pública mundial, cuja incidência vem aumentando de forma contínua e progressiva, podendo levar a inúmeras consequências para o indivíduo. Por conta disso, hoje há uma grande preocupação quanto ao combate à obesidade e as suas complicações. Sendo assim, muitos estudos vêm sendo realizados para definir qual seria a melhor forma dietética para seu controle e tratamento.
À vista disso, essa revisão sistemática tem como objetivo comparar dietas com restrição de carboidratos e com restrição de gorduras para analisar a eficácia de ambas em relação a algumas variáveis, como perda de peso, LDL-colesterol, HDL-colesterol, triglicerídeos, glicemia de jejum e pressão arterial.
Para isso, foram analisados em três diferentes bancos de dados estudos de intervenção randomizados publicados do período de 2002 a 2016, e, após passarem por avaliação de qualidade, oito artigos foram selecionados para o presente estudo.
Após a avaliação desses artigos, foi possível observar que dietas com restrição de carboidratos demonstraram maior eficácia em relação à perda ponderal, à elevação dos níveis de HDL-c e à diminuição dos níveis de triglicerídeos, de glicemia de jejum e dos níveis pressóricos. A única variável em que houve um maior benefício aparente com a restrição de gorduras foi a diminuição dos níveis de LDL-c, embora não tenha sido possível realizar avaliações qualitativas, apenas quantitativas.
Sendo assim, conclui-se que uma dieta com restrição de carboidratos pode ser uma alternativa mais eficaz que uma dieta com restrição de gorduras no combate à obesidade e à síndrome metabólica. No entanto, a realização de estudos mais aprofundados é essencial para avaliar alterações em outros marcadores metabólicos importantes, mas que ainda não foram avaliados em estudos já existentes.
Clínica Médica
ISADORA BARRETO DELLA CELLA, PEDRO FLAVIO COSTA MOTTA