14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: PARACOCCIDIOIDOMICOSE FORMA AGUDA/SUBAGUDA (TIPO JUVENIL)

Fundamentação/Introdução

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica causada pelo fungo termo-dimórfico Paracoccidioides brasiliensis. No adulto, predomina a forma clínica crônica, enquanto em crianças e adolescentes predomina a forma aguda/subaguda. A presença de linfadenomegalia, manifestações digestivas, hepatoesplenomegalia, envolvimento ósteo-articular e lesões cutâneas são as principais manifestações clínicas.

Objetivos

A forma aguda/subaguda é responsável por 3-5% dos casos, caracterizando-se por rápida evolução.

Delineamento/Métodos

ACSS, 21 anos, queixa de dor abdominal difusa, vômitos, hiporexia, febre e cefaleia há um mês. Ao exame físico linfadenomegalia retroauricular e no exame laboratorial, hemograma com eosinofilia (eosinófilos: 24.956). Tomografia computadorizada de tórax e abdome evidenciou hepatoesplenomegalia, baço heterogêneo, moderada quantidade de líquido livre em pelve e conglomerado linfonodal com centro necrótico em cadeias paramediastínica e epigástrica. Biópsia excisional de linfonodo corada com metenamina de prata confirmou o diagnóstico de PCM após visualização direta do fungo.

Resultados

O controle da infecção depende de resposta imune celular efetiva, tipo 1, com ativação de macrófagos e linfócitos T CD4+ e CD8+ e formação de granulomas permitindo o controle da replicação do fungo. Pacientes infectados que evoluem para doença apresentam depressão da resposta tipo 1, com predomínio do tipo 2, ativação de linfócitos B, hipergamaglobulinemia e altos títulos de anticorpos específicos. A resposta do hospedeiro ao agente infectante consiste em processo inflamatório granulomatoso crônico, que leva a fibrose, com sequelas pulmonares, adrenais e de sistema nervoso central; e na forma aguda, obstrução de linfáticos abdominais com síndrome de má absorção e perda de proteínas (linfangectasia intestinal), além de quadros de icterícia obstrutiva. Pode ocorrer a persistência de células leveduriformes quiescentes no interior de granulomas, levando a recidivas da doença. O tratamento é de longa duração até obtenção dos critérios de cura, baseados em parâmetros clínicos, radiológicos e sorológicos.

Conclusões/Considerações finais

Quando não diagnosticada e tratada oportunamente, a PCM pode levar a formas disseminadas graves e letais, com rápido e progressivo envolvimento dos pulmões, tegumento, gânglios, baço, fígado e órgãos linfoides do tubo digestivo. Esta micose representa um importante problema de Saúde Pública devido ao seu alto potencial incapacitante e à quantidade de mortes prematuras que provoca.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

universidade federal de juiz de fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Larissa Baccoli de Souza, Isadora Figueiredo Vieira, Thaiane Rubioli Costa, Rodrigo Azevedo, Ronald Kleinsorge Roland