14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO CLÍNICO-DEMOGRÁFICO DAS ARBOVIROSES DENGUE, FEBRE DO ZIKA VÍRUS E FEBRE DE CHIKUNGUNYA EM GOVERNADOR VALADARES, MINAS GERAIS, NO PERÍODO DE 2015 E 2016.

Fundamentação/Introdução

Nas últimas décadas, tem ocorrido o surgimento de arboviroses em áreas urbanas sob a forma epidêmica, como é o caso da Dengue (D) e mais recentemente da Febre do Zika Vírus (FZV) e da Febre de Chikungunya (FC), colocando em alerta a saúde pública. A avaliação do perfil clínico-epidemiológico permite orientar as políticas públicas de saúde e seus recursos, avaliando as medidas de controle e planejamento de doenças e agravos de modo a determinar adaptações às novas necessidades.

Objetivos

Descrever o perfil clínico-demográfico da D, FZV e FC em Governador Valadares, Minas Gerais de 2015 e 2016.

Delineamento/Métodos

Foi realizado um estudo descritivo e transversal das arboviroses, utilizando dados secundários obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

Foram notificados 4.207 casos suspeitos e autóctones de D, 3.310 de FZV e 130 de FC. O mês de maior notificação para as três arboviroses foi fevereiro (23% D; 54,5% FZV; 40% FC). O sexo feminino foi o mais incidente nas três arboviroses (62% D; 66% FZV; 84% FC). A faixa etária mais incidente para D foi entre 21 e 30 anos (21%), para FC entre 31 e 40 anos (24%) e para FZV, em menores de 10 anos (28,5%). Para FC e FZV, a faixa etária entre 21 a 30 anos foi a segunda mais incidente. As variáveis raça e escolaridade apresentaram elevada frequência de campos preenchidos como “ignorado” para as três arboviroses. Sobre a sintomatologia, dos 533 casos de D em que houve preenchimento, o sintoma mais incidente foi febre (25%), seguido de cefaleia (23%); e mialgia (21%). Em relação à FC, dos 84 casos em que houve preenchimento, os sintomas mais incidentes foram artralgia intensa (47%), exantema (38%), mialgia (29%), cefaleia (26%) e febre (22%). A ficha de preenchimento da FZV não apresenta campo para sintomatologia. Os bairros Santa Rita e Turmalina foram os mais acometidos entre as três arboviroses.

Conclusões/Considerações finais

Sobre os aspectos gerais que caracterizam o grupo destacam-se sexo feminino, faixa etária 21 a 30 anos, residente nos bairros Santa Rita e Turmalina, com queixa de febre, cefaleia, mialgia e, particularmente na FC, artralgia. Governador Valadares é uma cidade situada na região leste de Minas Gerais, epidêmica para as arboviroses no período estudado, o que demonstra a necessidade de controle dos vetores, bem como conhecer o perfil clínico-epidemiológico para direcionamento de recursos.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriela Souza Fernandes, Neuman Augusto Clemente Bedetti, Lucas Magno Brandão Batista, Waneska Alexandra Alves