14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA TROMBÓTICA: RELATO DE DOIS CASOS OCORRIDOS NO HOSPITAL DE URGÊNCIAS DE GOIÂNIA (HUGO)

Fundamentação/Introdução

A Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma doença rara que se caracteriza por episódios agudo de trombose da microvasculatura, atinge preferencialmente mulheres adulto-jovem, clinicamente pode se apresenta com a pêntade clássica: trombocitopenia, anemia hemolítica, febre, disfunção neurológica e alteração renal. É uma doença que se não tratada precocemente tem mortalidade de até 90%.

Objetivos

Relatar dois casos de PTT ocorridos na Enfermaria de Clinica Médica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO)

Delineamento/Métodos

Revisão de prontuário e de literatura nas bases de dados MEDLINE e LILACS.

Resultados

S.F.R.A, feminino, 39 anos, internada na enfermaria de clinica médica do Hugo com fraqueza progressiva de membros inferiores e parestesia há 3 semanas. Relata hipertensão, diabetes, psoríase e depressão em tratamento regular. História familiar de lúpus. No exame físico: fraqueza proximal dos membros inferiores. Laboratório com hemoglobina 7,8g/dL, VCM 99,58fL, plaquetas 14.000mm. Suspeitado de deficiência de vitamina B12 e iniciado tratamento. Evoluiu com agitação psicomotora importante, agressividade, confusão mental, solilóquios e febre, no exame DHL 1270U/l e esquizócitos positivo, admitido o diagnóstico de PTT, indicado plasmaférese e até aquisição da medicação iniciado pulsoterapia com Metilprednisolona, apresentou piora do quadro clinico indo a óbito. N.M.S. 32 anos, feminino, internada na UTI do HUGO com historia de parestesia de membros inferiores e mutismo há 3 semanas evoluindo com confusão mental, febre e convulsão. No exame físico: mal estado geral, febril e não contactuante. Exames laboratoriais hemoglobina de 6,2g/dL, plaquetas 14.100mm DHL 1269U/l e esquizócitos ausentes. Diante das características clinicas e laboratoriais levantada a hipótese de PTT e iniciado tratamento com Metilprednisolona e transfusão de plasma fresco como terapia de suporte até o inicio do plasmaférese no 14ª dia de internação, realizadas 11 sessões com remissão quadro de clinico e laboratorial.

Conclusões/Considerações finais

A PTT é uma emergência clinica que apresenta uma ampla variedade de manifestações, tendo na pêntade ( anemia hemolítica microangiopatica, trombocitopenia, febre, anormalidades neurológicas e renais) um grande aliado para suspeita diagnostica, pois uma vez reconhecida necessita de tratamento imediato devido a elevada morbi-mortalidade, a terapêutica se baseia no uso de plasmaférese, que pode ser associado com glicocorticoides e ate rituximab.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

MARIANA BARRETO MARINI, ALINE PINHEIRO CUSTODIO, VALDINEI ANTONIO SEABRA, LUANA MARIA RABELO, BRUNA BORGES LAMOUNIER