14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paciente com tumor de ewing metastático de apresentação crônica e indolente.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: O sarcoma de Ewing é o segundo tumor ósseo maligno mais frequente em crianças, adolescentes e jovens adultos, apresentando predomínio discreto no sexo masculino. Aproximadamente 25% dos pacientes já apresentam metástases no momento do diagnóstico, tendo como sítios mais comuns: Pulmão, osso e medula óssea. Cerca de 33% dos pacientes com metástases apresentam sobrevida global de cinco anos.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar o caso de um paciente com tumor de ewing metastático de apresentação crônica e indolente, discutindo como o controle da doença foi alcançado mesmo em estado disseminado.

Delineamento/Métodos

Descrição: Paciente do sexo masculino, 33 anos, com historia de dor lombar crônica, tendo em novembro de 2014 realizado ressonância magnética nuclear (RMN) de coluna lombar que apresentou alterações difusas na cavidade medular dos corpos vertebrais lombares e nos ossos ilíacos. Exames radiológicos demonstraram múltiplas lesões ósseas inespecíficas, porem, sem sugestão de tumor primário. Como biópsia óssea de ílio não revelou malignidade, o paciente foi tratado por um ano como portador de doença de Paget. Evoluiu em janeiro de 2016 com proptose do olho direito. RMN de crânio evidenciou lesão intra-axial localizada no lobo temporal direito associada a efeito de massa locorregional, além de lesões ósseas associadas à destruição e volumosos componentes de partes moles, localizadas na parede posterior da órbita e osso occipital à direita, com extensão intracraniana. Estadiamento mostrou lesões ósseas difusas, opacidades pulmonares e espessamento pleural focal. Nova biopsia de osso ilíaco revelou infiltração medular por células pequenas, e a imuno-histoquímica mostrou-se positiva para o marcador CD99, sugerindo diagnostico de tumor de Ewing metastático. O paciente foi submetido a tratamento com radioterapia em crânio e ilíacos a T12 e posteriormente quimioterapia sistêmica. Novos exames radiológicos demostraram controle da doença, com o desaparecimento das lesões pulmonares e pleurais, redução das dimensões das lesões cranianas e demais aspectos lesionais sem alterações evolutivas significativas. Paciente segue assintomático e em acompanhamento.

Resultados

Como trata-se de um relato de caso, a Descrição está substituindo Metodologia e Resultados.

Conclusões/Considerações finais

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O tumor de Ewing é caracterizado por um comportamento agressivo. O caso em questão difere do usual pela doença apresentar curso crônico e indolente mesmo em estado disseminado, além de boa resposta ao tratamento instituído.

Palavras Chaves

Tumor de Ewing, Indolente, Crônico, Oncologia, Clínica Médica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário Uninovafapi - Piauí - Brasil, Oncomédica - Piauí - Brasil

Autores

Daniel Vieira Coimbra, Nilshelena Almeida Bezerra, Letícia Martins Perci, Lilian Mendes Nogueira, Alana Pires da Silveira Fontenele de Meneses