14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil de pacientes jovens acompanhados pela equipe de Cuidados Paliativos de um hospital público em Belo Horizonte

Fundamentação/Introdução

Introdução
Cuidado Paliativo (CP) é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida por meio da prevenção e do alívio do sofrimento. Segundo The Journal of the American Medical Association, em 2016, 68% dos médicos relataram estar inadequadamente treinados para discutir o cuidado ao fim da vida com seus pacientes. Portanto, o CP torna-se hoje uma necessidade de saúde pública (Journal of Pain and Symptom Management).

Objetivos

Objetivos
Caracterizar perfil de pacientes jovens em CP atendidos no serviço, destacando a importância no atendimento desta faixa etária, uma vez que médicos tendem a superestimar a sobrevida desses pacientes e excluí-los da oportunidade de receber CP.

Delineamento/Métodos

Métodos
Estudo retrospectivo com dados coletados de 92 de 601 passômetros do serviço de CP entre os anos de 2013 e 2017. O critério de inclusão foi a idade entre 18 e 45 anos. Variáveis avaliadas: sexo, idade, escala de performance paliativa (PPS), diagnóstico, motivo primário de internação, motivo de encaminhamento ao CP, tempo de internação com evolução para óbito ou alta hospitalar, tempo para encaminhamento à equipe de CP. Realizados cálculos estatísticos de média e porcentagem.

Resultados

Resultados
Pacientes jovens foram 15,3%, com idade média 34 anos, prevalência do sexo feminino (64%). Nestas, o câncer de mama e o câncer de colo uterino representam 56% dos diagnósticos. Os valores entre o PPS da admissão e PPS à alta foram semelhantes (M = 40). 64% dos motivos de encaminhamento ao CP foram atribuídos a "controle de sintomas". A média de tempo entre a admissão hospitalar e a admissão pela equipe de CP foi 8 dias. Em 30% dos atendimentos houve evolução para óbito, sendo que 5 dias foi o tempo médio de acompanhamento desses pacientes pelo CP.

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais
A forma como as decisões clínicas para encaminhamento ao CP são feitas, bem como o preparo do profissional, podem ocultar a real demanda, tornando questionável a porcentagem de pacientes jovens da amostra. A ausência de variação nos valores de PPS permite inferir que o CP contribui para a qualidade de vida. A comparação entre os tempos de internação mostra que o tempo médio para o encaminhamento à equipe de cuidados paliativos é maior que o tempo médio para evolução à óbito, ou seja, encaminhamentos tardios. A média da idade desses pacientes reafirma a importância do preparo profissional para reconhecimento da possibilidade de morte em jovens.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Flávia Martins Beduschi, Camila Oliveira Alcantara, Fabiano Moraes Pereira, Tatiana de Carvalho Espindola Pinheiro, Maria Aparecida Camargos Bicalho