14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de delirium nos pacientes internados em enfermaria neurológica

Fundamentação/Introdução

Delirium é um estado confusional agudo, que afeta pacientes internados nos hospitais com alteração da consciência, memória, percepção, comportamento, atenção e cognição, de caráter transitório, reversível e flutuante. A etiologia é considerada multifatorial. As principais características do delirium, que o diferencia de outras patologias, são: início agudo e flutuante, e distúrbio da atenção. O diagnóstico depende da observação clínica. A ocorrência de delirium pode agravar a evolução do paciente. Se não for diagnosticado e iniciado o tratamento precocemente, haverá um aumento nos riscos de complicações e morbimortalidade.

Objetivos

Este estudo tem como objetivo geral avaliar a prevalência de delirium nos pacientes internados em uma enfermaria neurológica de um hospital universitário.

Delineamento/Métodos

Este projeto foi primeiramente aprovado pelo do Comitê de Ética. Foi realizado um estudo observacional transversal, ambientado em enfermarias neurológicas de um hospital universitário. Os pacientes foram convidados a participar da pesquisa, com a entrega do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e assinatura. Os dados foram captados por meio da aplicação de um formulário e o algoritmo Confusion Assessment Method (CAM), ferramenta padrão para diagnóstico de delirium.

Resultados

O estudo avaliou trinta e três pacientes, desses, 12 apresentaram delirium. A prevalência foi de 36,4%. Houve associação significativa de delirium com infecção, tempo de internamento e alteração na escala de Glasgow.

Conclusões/Considerações finais

A prevalência de delirium nas enfermarias neurológicas foi de 36,4%. Houve associação significativa da condição estudada com infecção, tempo de internamento e alteração na escala de Glasgow. A prevalência de delirium na população estudada foi mais alta em relação a outros estudos analisados, possivelmente por avaliar predominantemente pacientes com patologias neurológicas. Novos estudos são necessários para confirmar estes achados. Um estudo longitudinal seria interessante para avaliar a morbimortalidade nesses pacientes.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

PUCPR - Paraná - Brasil

Autores

Kamilla Zandonadi Medeiros