14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de células claras (Melanoma Maligno de Partes Moles) – revisão da literatura e relato de caso

Fundamentação/Introdução

O sarcoma de células claras (SCC) é um tumor maligno descrito em 1965. Essa neoplasia representa menos de 1% dos sarcomas de tecidos moles, sendo que esses já representam 1% de todas as neoplasias malignas. O SCC geralmente acomete adultos jovens e apresenta-se clinicamente como uma massa profunda, próxima a tendões e aponeuroses, que cresce lentamente. Acomete extremidades em 82.69%, sendo o pé o principal local primário do tumor. O prognóstico para pacientes com SCC é geralmente reservado, com sobrevida em 5 anos de 47%, e em 10 anos de 36%, por sua propensão a formar metástases distantes.

Objetivos

Tendo em vista a raridade de ocorrência do sarcoma de células claras, esse estudo tem como objetivo relatar um caso clínico de uma paciente acometida por sarcoma de células claras durante a internação em um hospital referência de Oncologia de Joinville.

Delineamento/Métodos

M.M., feminino, 38 anos, casada, procedente de São Francisco do Sul. Comparece ao hospital para avaliação de tumoração em região inguinal esquerda. Após a realização de ultrassonografia, foi feita exploração inguinal sendo identificado linfonodo aumentado e feita biópsia. À macroscopia, evidenciou-se fragmentos de tecido de coloração pardo-escura, consistência firme-elástica, medindo 2,6 x 1,6 cm nos maiores eixos. À microscopia, células epitelioides de grande porte, citoplasma eosinófilo, comumente contendo pigmento, e núcleo acentuadamente pleomórfico, hipercromático, frequentemente com macronúcleo eosinofil. Para diagnóstico diferencial com melanoma metastático, foi realizada imunohistoquímica (IHQ). Com os resultados da IHQ e verificada a ausência de melanoma cutâneo associado, constatou-se o diagnóstico de Sarcoma de Células Claras.

Resultados

Na tomografia realizada para estadiamento evidenciou-se lesão lítica expansiva e heterogênea no osso púbis e em um arco costal. O tratamento paliativo foi realizado com o quimioterápico Dacarbazina associado a Pamidronato e radioterapia de pelve e arco costal. Três meses após o diagnóstico evoluiu com plegia de membros inferiores. A paciente internou quatro meses após o diagnóstico, para controle da dor e foi à óbito seis meses após o diagnóstico.

Conclusões/Considerações finais

O sarcoma de células claras é uma neoplasia maligna rara, de mau prognóstico e difícil diagnóstico diferencial. Devido a sua raridade não há um tratamento oncológico padrão. Assim, são necessários novos estudos com um maior número de pacientes para elucidar o melhor tratamento.

Palavras Chaves

Sarcoma de células claras; Melanoma maligno de partes moles; Sarcoma de partes moles.

Área

Clínica Médica

Autores

Júlia Isabel Richter Cicogna, Samantha Brandes, Luís Fernando da Silveira Lobo Cicogna