14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

As endotelinas no processo de envelhecimento valvar cardíaco

Fundamentação/Introdução

As endotelinas (ETs) são uma família formada por três isopeptídeos endógenos (ET-1, ET-2, ET-3) e dois receptores, ETrA e ETrB, os quais possuem ações opostas: enquanto ETrA leva à vasoconstricção e aumento do inotropismo, o ETrB leva à vasodilatação através da liberação de Óxido nítrico e prostaciclinas. A ET é dependente de cálcio extracelular, e está associada à resposta inflamatória encontrada no envelhecimento, quando ocorre substituição fibrosa e calcificação nas valvas mitral e aórtica.

Objetivos

Avaliar o papel das Endotelinas como marcadores do envelhecimento de valvas cardíacas.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo experimental e randomizado. Foram coletadas dez valvas mitrais de indivíduos do Instituto Médico Legal (IML) de Aracaju-SE que foram a óbito por morte violenta; a amostra foi composta de oito valvas de indivíduos idosos e duas valvas de jovens, sendo todos do sexo masculino. Inicialmente, foram feitas análise em cortes histológicos corados em Hematoxilina e Eosina (HE) e em seguida, análise Imunohistoquímica (IHQ). Após coloração em HE foi realizada fixação em solução de formalina neutra a 10%, submetidas à descalcificação, embebidas em parafina e cortadas em micrótomo, com espessura de 4 μm. A coloração da IHQ foi obtida através da utilização de anticorpos policlonais para ETrA e ETrB com diluição 1:100. Posteriormente, foi feito cruzamento entre a evidência de Ca2+ nos cortes histológicos corados em HE e a análise quantitativa da área expressa pela IHQ de cada receptor em relação à área total de cada lâmina através da utilização do Software Image J®. A análise estatística foi feita através de Medidas de tendência central e variância; com significância inferida através de p<0,05.

Resultados

A análise dos cortes histológicos exibiu calcificação nas oito valvas
idosas; não sendo exibida calcificação nas valvas jovens. Na análise quantitativa das dez amostras, observou-se que a expressão IHQ positiva para ET-1 e receptores foi de 18,21 ± 14,96%. Para ETrA e ETrB, as áreas médias expressas foram respectivamente de 15,06 ± 13,13% e 9,20± 11,09%. A correlação entre os níveis de ET e a calcificação histológica foi fortemente positiva (R: 0,74; p:0,02).

Conclusões/Considerações finais

Os dados sugerem correlação positiva entre a calcificação valvar e os níveis altos de ET. Portanto, necessitam-se de novos estudos para corroborar evidência de ET sérica como biomarcador da evolução do processo de envelhecimento.

Palavras Chaves

Endotelina; doença valvar; envelhecimento cardiaco; isopeptídeos

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - São Paulo - Brasil, Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

GABRIELLA LUCIO CALAZANS DUARTE, CARLOS AURELIO SANTOS ARAGAO, ANA CLARA DE SOUZA MASTELLA, MARILIA ROCHA ALMEIDA, TANIA MARIA ANDRADE RODRIGUES