Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

As endotelinas no processo de envelhecimento valvar cardíaco

Fundamentação/Introdução

As endotelinas (ETs) são uma família formada por três isopeptídeos endógenos (ET-1, ET-2, ET-3) e dois receptores, ETrA e ETrB, os quais possuem ações opostas: enquanto ETrA leva à vasoconstricção e aumento do inotropismo, o ETrB leva à vasodilatação através da liberação de Óxido nítrico e prostaciclinas. A ET é dependente de cálcio extracelular, e está associada à resposta inflamatória encontrada no envelhecimento, quando ocorre substituição fibrosa e calcificação nas valvas mitral e aórtica.

Objetivos

Avaliar o papel das Endotelinas como marcadores do envelhecimento de valvas cardíacas.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo experimental e randomizado. Foram coletadas dez valvas mitrais de indivíduos do Instituto Médico Legal (IML) de Aracaju-SE que foram a óbito por morte violenta; a amostra foi composta de oito valvas de indivíduos idosos e duas valvas de jovens, sendo todos do sexo masculino. Inicialmente, foram feitas análise em cortes histológicos corados em Hematoxilina e Eosina (HE) e em seguida, análise Imunohistoquímica (IHQ). Após coloração em HE foi realizada fixação em solução de formalina neutra a 10%, submetidas à descalcificação, embebidas em parafina e cortadas em micrótomo, com espessura de 4 μm. A coloração da IHQ foi obtida através da utilização de anticorpos policlonais para ETrA e ETrB com diluição 1:100. Posteriormente, foi feito cruzamento entre a evidência de Ca2+ nos cortes histológicos corados em HE e a análise quantitativa da área expressa pela IHQ de cada receptor em relação à área total de cada lâmina através da utilização do Software Image J®. A análise estatística foi feita através de Medidas de tendência central e variância; com significância inferida através de p<0,05.

Resultados

A análise dos cortes histológicos exibiu calcificação nas oito valvas
idosas; não sendo exibida calcificação nas valvas jovens. Na análise quantitativa das dez amostras, observou-se que a expressão IHQ positiva para ET-1 e receptores foi de 18,21 ± 14,96%. Para ETrA e ETrB, as áreas médias expressas foram respectivamente de 15,06 ± 13,13% e 9,20± 11,09%. A correlação entre os níveis de ET e a calcificação histológica foi fortemente positiva (R: 0,74; p:0,02).

Conclusões/Considerações finais

Os dados sugerem correlação positiva entre a calcificação valvar e os níveis altos de ET. Portanto, necessitam-se de novos estudos para corroborar evidência de ET sérica como biomarcador da evolução do processo de envelhecimento.

Palavras Chaves

Endotelina; doença valvar; envelhecimento cardiaco; isopeptídeos

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual - Sao Paulo - Brasil, Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

GABRIELLA LUCIO CALAZANS DUARTE, CARLOS AURELIO SANTOS ARAGAO, ANA CLARA DE SOUZA MASTELLA, MARILIA ROCHA ALMEIDA, TANIA MARIA ANDRADE RODRIGUES

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017