14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Encefalopatia de Wernicke secundária à Hiperêmese Gravídica

Fundamentação/Introdução

Introdução: A encefalopatia de Wernicke (EW) é uma desordem neurológica de início agudo, reversível e resultante da deficiência de tiamina, importante cofator em vários estágios no metabolismo dos carboidratos. É caracterizada pela tríade clínica clássica: sinais oculares, ataxia e confusão mental. Embora seja mais comum em associação ao alcoolismo, pode ocorrer na hiperêmese gravídica. Neste caso, decorre da alta demanda metabólica durante a gestação, associada ao consumo reduzido de alimentos, perda das reservas e êmese excessiva.

Objetivos

Objetivo: Relatar caso de hiperêmese gravídica que resultou em EW e enfatizar a importância em instituir precocemente terapia com tiamina na suspeita clínica, afim de se evitar desfechos desfavoráveis para o binômio mãe-feto.

Delineamento/Métodos

Relato de Caso: B.R.A., Primigesta, 15 semanas de gestação, internada devido a náuseas e vômitos incoercíveis, evoluiu com hepatite aguda de causa não definida, que reverteu-se espontaneamente. Porém, após 28 dias de internação, iniciou quadro clínico de alterações neurológicas agudas caracterizadas confusão mental, cefaléia, amnésia anterógrada, nistagmo, ataxia, parestesia em membros superiores e inferiores. Realizou exame de líquor cefalorraquidiano (analisados 2 ml de líquido xantocrômico, límpido, 2800 hemácias, 6 leucócitos, proteínas 81,2, glicose 71, lactato 18,4, bactérias ausentes, cultura negativa, latex negativo, Adenosina Deaminase 1,0 U/L), com achado isolado de hiperproteinorraquia, e Tomografia computadorizada de crânio sem alterações. Aventada hipótese diagnostica de EW, iniciou-se reposição parenteral empírica de tiamina com rápida reversão dos sintomas neurológicos e melhora clínica geral da paciente.

Resultados

.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A EW é uma ocorrência rara relacionada ao período gestacional, mas essa hipótese diagnostica deve ser considerada sempre em casos de quadros confusionais, associados a nistagmo e ataxia, especialmente quando demais exames encontram-se normais. A rápida resposta à reposição de Tiamina confirma o diagnóstico.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Encefalopatia de Wernicke, Hiperêmese Gravídica, Deficiência de Tiamina

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Carapicuiba - São Paulo - Brasil

Autores

Bruna Alonso Saad, Glaucia Ferreira Abrahão, Pamela Moura Rodrigues Cardoso, Flavia Jaddy Ribeiro de Souza, Felipe Sebastião de Assis Reis