14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DRESS COM NEFRITE INTERSTICIAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome DRESS (do inglês Drug Rash with Eosinophilia and Systemic Symptoms) é considerada uma reação de hipersensibilidade medicamentosa, de manifestação rara (1:10.000) e de ocorrência principalmente em adultos. Suas manifestações possuem características sistêmicas, incluindo, geralmente, linfadenopatia, erupções cutâneas, febre, hepatite, podendo acometer outros órgãos, como no caso da nefrite intersticial.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com manifestações de Síndrome DRESS por Carbamazepina com nefrite intersticial, cujos sinais e sintomas dermatológicos e nefrológicos corroboram para o diagnóstico.

Delineamento/Métodos

Paciente L.P.C, sexo feminino, 20 anos, estudante, proveniente de Porto Velho –RO, procurou o Hospital da Unimed (RO) no dia 12/05/16 apresentando lesões cutâneas do tipo exantema pruriginoso, inicialmente no tórax, com progressão craniocaudal associada a oligúria (350 ml/24horas), anasarca e linfonodomegalia cervical bilateral há aproximadamente 1 semana. Previamente em uso de Carbamazepina, por, aproximadamente, 30 dias devido a diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo (SIC). Exames à admissão: PA: 120/70, T: 37,4ºC, Peso: 66 kg. Normocárdica, eupneica, normotensa, afebril. Nos exames hematológicos realizados à admissão a paciente apresentava leucocitose (1.2570/mm³), acentuada eosinofilia (1.886/mm³), neutrofilia (8.788/mm³) e Alanina Aminotransferase (ALT) aumentada (75 U/L). No dia 13/05, ao período noturno, paciente iniciou uso de Hidrocortisona, Succinato Sódico 100 mg frasco/amp 1,5 frascos via endovenosa, em associação a pomada de aplicação tópica de Triancinolona Acetonida (A) 1mg/g, além disso foi suspenso o uso da Carbamazepina, suspeita de causar a reação medicamentosa. Avaliação do Nefrologista sugeriu Nefrite Intersticial ocasionada pela Síndrome de DRESS. A paciente recebeu alta hospitalar para acompanhamento ambulatorial no dia 15/05/2016.

Resultados

Relato de caso

Conclusões/Considerações finais

Assim como no caso descrito, a síndrome DRESS desenvolve-se em um intervalo entre 2 a 6 semanas após introdução do medicamento. É uma manifestação sistêmica de difícil diagnóstico, visto os aspectos comuns a outras patologias e a dificuldade de se encontrar o fármaco causador em pacientes polimedicados. Além de se tratar da raridade dos casos relatados, se deve ao pouco tempo de estudo e descrição da doença, o que torna ainda mais difícil realizar um diagnóstico preciso.
Palavras-chave: DRESS, nefrite intersticial, hipersensibilidade medicamentosa

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIRIO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Leticia Paiva Cindra, Lucas Maciel de Almeida Corrêa, Manoel Luiz Guimarães Júnior