14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Conhecimento dos Agentes Comunitários de Saúde sobre Diabetes Mellitus em uma Unidade de Saúde da Família

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: As doenças crônicas não transmissíveis, entre elas o Diabetes Mellitus (DM), estão alcançando proporções epidêmicas, sendo responsáveis pelas altas taxas de morbimortalidade gerais. A atenção básica atua no intuito de controlar o DM, sendo o Agente Comunitário de Saúde (ACS) muito importante para fornecer informações certas à população.Desta forma, mediante a importância do ACS no estabelecimento e eficácia das políticas públicas, tal pesquisa se tornou de grande valia a fim de se verificar o conhecimento destes profissionais sobre o DM e suas complicações para melhor orientar à população.

Objetivos

Objetivos: Este estudo objetivou identificar o conhecimento dos ACS sobre DM na Unidade Saúde da Família Guajará I (USF- Guajará I) localizado no Estado do Pará.

Delineamento/Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo, realizado na USF – Guajará I, no mês de novembro de 2015. Foram avaliados 15 ACS que desempenhavam regularmente suas atividades na unidade. Utilizou-se um protocolo elaborado pelos pesquisadores, baseado no Caderno de Atenção Básica nº 16 do Ministério da Saúde e nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes: 2014-2015 com dez perguntas objetivas e uma discursiva sobre DM.

Resultados

Constatou-se que os ACS possuíam conhecimento, mediante acertos de questões, sobre alguns aspectos da doença, entre eles as formas de prevenção (66,6%), porém, desconheciam os tipos de DM (0,0%), a relação desta com a Hipertensão Arterial Sistêmica (53,4%) e sobre o pé diabético (53,4%). No geral, a classificação do conhecimento foi regular.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Assim, concluiu-se que o conhecimento dos ACS precisa ser fortalecido por meio de capacitações frequentes e educação permanente contribuindo para o processo de transformação social.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil

Autores

LEONARDO MOTA AGUIAR, ANELZA BIENE FARIAS, ANA PAULA ANAISSI MENDES, DAVID ANCHIETA COSTA, DAVID RICARDO PEREIRA