14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico e ambiental dos casos de leptospirose no estado do Pará entre 2013 e 2015

Fundamentação/Introdução

A leptospirose é uma doença infecciosa, epidêmica, possivelmente letal, de alta incidência e causadora de largos custos governamentais devido as suas complicações. Por sua transmissão ser associada à infraestrutura, saneamento básico e condições básicas de saúde e higiene, denota-se que a sua alta prevalência provém da falha ou ausência dos métodos preventivos atuais, devendo-se, então, buscar novas medidas epidemiológicas.

Objetivos

Identificar o perfil epidemiológico e ambiental dos casos de Leptospirose no Estado do Pará entre os anos de 2013 e 2015.

Delineamento/Métodos

É um estudo descritivo e observacional. A partir da análise dos dados presentes no Banco de Dados Digitais do SUS (DATASUS), verificou-se, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), os dados referentes à epidemiologia no Estado do Pará no que tange a Leptospirose em qualquer estágio, abrangendo o interior do Estado, bem como a sua distribuição sob diversos grupos populacionais. O período analisado pela presente pesquisa foi entre 2013 e 2015, dado que são os dados mais recentemente adquiridos.

Resultados

Dentro do período analisado, totalizaram-se 366 casos de leptospirose. Deste total, 78,4% foram em pacientes masculinos, reforçando o maior contato deste gênero com as situações de contágio, resultado similar foi encontrado ao se analisar as faixas etárias, com maior prevalência (36,9%) em pacientes entre 20 e 39 anos de idade. A incidência da doença também se mostrou correlacionada aos índices pluviométricos, demonstrando maiores níveis nos primeiros meses do ano. A maioria dos casos se localizaram na região Metropolitana de Belém (61,8%), novamente devido ao acúmulo de fatores de risco nesta mesorregião, ademais, o local de infecção mais notificado foi o domiciliar, relacionando-se às enchentes recorrentes no Estado, bem como outros fatores.

Conclusões/Considerações finais

Os altos índices de prevalência da leptospira em regiões urbanas sugere a necessidade de melhor infraestrutura, bem como educação da população e demais medidas preventivas, incluindo-se o combate a roedores e aprimoramento do saneamento básico. Notou-se, ainda, a grande negligência quanto à notificação desta patologia, sendo pertinente para a elaboração de métodos eficazes de combate, e, consequentemente, minimização dos prejuízos governamentais e populacionais.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

LEONARDO MOTA AGUIAR, ANA PAULA ANAISSI MENDES, ANELZA BIENE FARIAS, DAVID ANCHIETA COSTA, MAURO REAL