14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Sídrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono com quadro álgico simulando fibromialgia

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma doença subdiagnosticada, com quadro clínico caracterizado por roncos, pausas respiratórias, microdespertares, sono não reparador, sonolência diurna, dentre outros, com redução da qualidade de vida e aumento da mortalidade relacionado, principalmente, a doenças cardiovasculares. Pacientes com SAHOS têm apresentado sintomas semelhantes aos da Síndrome fibromiálgica, que é caracterizada por dor difusa e, com isso, sendo erroneamente diagnosticados com fibromialgia (FM).

Objetivos

OBJETIVOS: Ressaltar a importância de se atentar aos principais diagnósticos diferenciais de FM.

Delineamento/Métodos

MÉTODOS: Consulta ao prontuário e Pubmed/Medline.

Resultados

RELATO DE CASO: Homem, 50 anos, agricultor, queixa de roncos intensos há 05 anos, sono não reparador, pausas respiratórias noturnas e insônia terminal, referiu associar a má qualidade do sono quadro de FM diagnosticada há 10 anos em outro serviço. Fez uso de Gabapentina 300mg (1.1.1), sem melhora de sintomas como mialgia intensa, parestesias, perda de força com limitações para realização de atividades diárias. Polissonografia solicitada constatou roncos intermitentes, 337 despertares (42,3/h), saturação de oxigênio < 90% em 12 minutos do exame, saturação mínima de 84%, índice de distúrbio respiratório de 22,6/h (19,8 de apnéia e 2,8 de hipopnéia) e distribuição das fases do sono inadequada com 7,4% de sono REM, fechando diagnóstico de SAHOS moderada. Devido presença de sintomas exacerbados, iniciou tratamento com Continuous Positive AirwayPressure(CPAP) e em menos de 01 mês de tratamento paciente referiu melhora na qualidade do sono, e ausência de sintomas fibromiálgicos, mesmo sem uso de medicação para dor, com média de relatório do CPAP automático de 10,5 em 11cm de água.
DISCUSSÃO: A FM é uma doença de diagnóstico clínico e de exclusão que comumente não leva a incapacidade laborativa e apresenta boa resposta aos neuromoduladores como a Gabapentina. Distúrbios do sono estão presentes em até 100% dos pacientes com FM. Entretanto, a SAHOS pode apresentar sintomas similares aos da FM, pois contribui para uma maior sensibilidade de percepção da dor e, além disso, a restrição ou privação do sono por um ou mais dias leva ao surgimento de dor espontânea.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Portanto, o clínico deve atentar-se à presença de sintomas muito exacerbados para uma síndrome fibromiálgica devendo-se sempre investigar doenças potencialmente mais graves, como a SAHOS.

Palavras Chaves

Síndrome álgica, Fibromialgia, Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade José do Rosário Vellano - Minas Gerais - Brasil

Autores

Jeane Almeida Prates, Carlos Eduardo Teixeira, Cristine Kaori Kitata, Emilene Valim Santos, Idelma Aparecida Batista