14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO - DISSECÇÃO DE AORTA EM OLIGOSSINTOMÁTICO

Fundamentação/Introdução

A dissecção aguda de aorta (DAA) - entende-se dissecção como o resultado de uma separação longitudinal espontânea da túnica íntima aórtica e adventícia causada pelo acesso do sangue circulante à parede da aorta em sua divisão/transição - é uma das emergências comuns a aorta e frequentemente levando ao óbito. Seu quadro clínico, apresenta-se em 85% dos pacientes, como uma algia de início súbito localizada no tórax em 82% dos casos, e em dorso em 43%. Alguns casos podem apresentar déficit neurológico (14% dos pacientes) ou síncope (17% dos pacientes). Encontra-se assimetria de pulso radial em 26% dos casos. A tríade clássica com hipotensão, tamponamento cardíaco e choque é encontrada apenas em 22% das vezes.
A inespecificidade e variabilidade da apresentação clinica exigem alto grau de suspeita e utilização de exames complementares para seu diagnóstico.

Objetivos

O relato de caso tem como objetivo descrever o quadro de um paciente com sintomas inespecíficos associados a dor torácica súbita, sem irradiação, a direita e associada a dispneia. Durante a investigação clínica, laboratorial e radiológica, revelou-se no ECG alterações sugestivas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), apresentando supra desnivelamentos difusos do seguimento ST associado a inversão de onda T. Os achados radiográficos evidenciaram o diagnóstico de dissecção arterial aguda com evolução desfavorável devido a extensão da dissecção e demora no diagnóstico.

Delineamento/Métodos

Trata-se de estudo de relato de caso, o paciente pesquisado foi avaliado, diagnosticado e seguido em Hospital Beneficência Portuguesa de Ribeirão Preto–SP durante atividades realizadas durante a graduação do curso de medicina, mediante prévia assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido presente na admissão do mesmo ao serviço.

Resultados

A disseção aguda de aorta é uma emergência clínica, sendo determinante o diagnóstico precoce para o desfecho positivo. Sendo, portanto, vital o atendimento sistemático na abordagem de dor torácica, devido as mais diferentes apresentações de patologias potencialmente catastróficas como na DAA.

Conclusões/Considerações finais

Paciente com evolução atípica necessitando de exames complementares para diagnóstico. Evolução de Stanford A conforme literatura.
Prováveis causas do óbito:
DAA Stanford A
Pneumonia comunitária
Tempo prolongado de circulação extracorpórea

Palavras Chaves

Dissecção Aguda de Aorta
Relato de Caso
Ribeirão Preto
UNAERP
Beneficência Portuguesa
Hospital Escola

Área

Clínica Médica

Instituições

UNAERP - São Paulo - Brasil

Autores

Caroline Georgea Menezes de Pauli, Paulo Mauricio Marques, Rafael Gomes Soares Vendas, Patricia Campozana, Alessandro Prudencio Amorim