14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência do efeito do jaleco branco avaliada no Centro Estadual de Atenção Especializada Jequitinhonha entre hipertensos usuários

Fundamentação/Introdução

Introdução: A doença hipertensiva é a maior causa de morbimortalidade cardiovascular entre adultos no mundo, urge então, a necessidade de avaliar a eficácia do tratamento anti-hipertensivo instituído pela Cardiologia no nosso serviço, levando em consideração a prevalência da HAS do jaleco branco ( 20 a 40% dos hipertensos leves a moderados).

Objetivos

Objetivos: Otimizar o tratamento clínico dos pacientes sem controle efetivo da PA tendo como base os dados da mapa, orientar os pacientes sobre reação de alarme e HAS do jaleco branco, avaliar o papel da MAPA 24 horas no controle do tratamento anti-hipertensivo .

Delineamento/Métodos

Materiais e métodos: estudo transversal, realizado entre dezembro/2015 a maio/2016, no ambulatório de Cardiologia. Os pacientes atendidos em primeira consulta eram questionados se haviam feito uso de medicação anti-hipertensiva naquela data e incentivados ao uso regular, anotados os valores de PA para comparação no retorno .Os pacientes que, no retorno, persistentemente apresentavam níveis pressóricos elevados(meta valores descritos na VII Diretriz de HAS)eram submetidos a mapa sendo considerados exames válidos aqueles que apresentavam no mínimo 16 medidas de PA durante vigília e 08 medidas durante sono e considerados com boa resposta terapêutica aqueles que obtiveram cargas pressóricas sistólicas e diastólicas </= a 50% na vigília e sono, médias pressóricas </=140/90mmHg na vigília e </= 120/80mmHg durante o sono, presença de descenso noturno atenuado( V Diretriz de MAPA).

Resultados

Resultados: Dos 354 pacientes atendidos, idade média de 55anos, 29(8,19%) tiveram uma única consulta no período citado, não retornando até data da coleta de dados, sendo excluídos da amostra. 207 pacientes (63,7%) apresentaram adequação dos níveis de PA. Os 36,3%(87,2% mulheres,12,8% homens) com controle inadequado da PA, foram submetidos ao MAPA 24 horas(100%exames válidos) que, após análise dos dados, demonstrou 26% destes pacientes(12 homens,19mulheres) apresentando reação de alarme(efeito do jaleco branco), sendo reconsiderados como controle adequado da PA.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A realização do Mapa 24 horas, demonstrou ser ferramenta importante para avaliação de eficácia terapêutica do tratamento anti-hipertensivo particularmente no nosso serviço. O sexo feminino apresentou maior prevalência de Jaleco Branco também em conformidade com a literatura.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Estadual de Atenção Especializada Jequitinhonha - Minas Gerais - Brasil

Autores

Cristiane Assis Motta, Marco Polo Assis da Motta, Júlia Assis da Motta, Teresa Raquel Pereira Cunha, Mariana Lemos Pereira Alves