14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Evolução atípica na doença celíaca: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A Doença Celíaca (DC) é oriunda de uma desregulação entre o sistema imune inato e adaptativo, a qual ocorre devido à ingesta de gliadina, principal componente tóxico do glúten. A ligação da gliadina a moléculas geneticamente propensas à DC ativa a secreção de citocinas inflamatórias, fator de necrose tumoral e interferon; esta secreção promove a sintomatologia da doença, que consiste tipicamente em dor, distensão abdominal, diarreia e esteatorreia. Estudos também citam a presença de achados extra-abdominais, como aumento das transaminases séricas em 2-9% dos pacientes.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente portador de DC, sem queixas típicas abdominais, apenas com alteração nas transaminases.

Delineamento/Métodos

Como trata-se de Relato de Caso, a Descrição está substituindo Metodologia e resultados.

Resultados

Paciente masculino, 45 anos, procurou atendimento devido a alterações de enzimas hepáticas em exame periódico. Negava sintomas gastrointestinais, consumo de álcool, uso de medicações, chás ou histórico de comorbidades. Ao exame laboratorial, apresentava os seguintes resultados: AST 55 mg/dL, ALT 97 mg/dL, Bilirrubina Total 1,0 mg/dL, Indireta 0,6 mg/dL e Direta 0,4 mg/dL, GamaGT 18 mg/dL e Fosfatase Alcalina 69 mg/dL. Ao exame físico abdominal não apresentava alterações e seu IMC 23 kg/m2. Foram solicitados exames complementares: Ferritina 368mg/dL, anti-HCV, HBsAg e anti-HIV não reagentes, FAN e Anti-Músculo Liso negativos, Perfil Lipídico e Glicêmico normais, Ultrassonografia Abdominal Total sem alterações e Anticorpo Anti-Transglutaminase IgA 128 mg/dL. A Endoscopia Digestiva Alta com Biópsia de Duodeno evidenciou bulboduodenite com diminuição do pregueamento e serrilhamento de pregas em segunda porção duodenal; o exame anatomopatológico revelou duodenite crônica moderada com atrofia acentuada de vilos e aumento do número de linfócitos intraepiteliais, possibilitando o diagnóstico de Doença Celíaca. Após dieta isenta de glúten por 06 meses apresento

Conclusões/Considerações finais

O caso relatado demonstra a importância de questionar a hipótese de DC como diagnóstico diferencial (DD) em pacientes com alterações nos valores das transaminases. O diagnóstico precoce da doença possibilita tratamento antecipado e evita que surjam outros sintomas ou complicações, que acarretariam em pior qualidade de vida. Assim, demonstra-se a necessidade de relatar casos com sintomatologia atípica de DC para que este DD seja lembrado e mais pacientes beneficiem-se da restrição alimentar precoce ao glúten.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Juliane Fontana, Laura Zago Munhoz, Felícia Roberta De Sá Britto Antunes, Luísa Mendonça Souza Pinheiro, Gustavo Real