14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

IMPORTÂNCIA DO ESCORE DE CÁLCIO E DA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CARDÍACA COMO SCREENING DE DOENÇA ATEROSCLERÓTICA EM PACIENTES DIABÉTICOS E ASSINTOMÁTICOS: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A aterosclerose é uma doença progressiva crônica dos vasos sanguíneos, com alterações celulares e metabólicas nas paredes arteriais.
Presença de cálcio nas artérias coronárias é um marcador específico de aterosclerose, independentemente de sua etiologia.

Objetivos

A avaliação do escore de cálcio coronariano (ECC) consiste na utilização de um teste não invasivo, capaz de demonstrar calcificações coronarianas. Juntamente com a ressonância magnética cardíaca (RMC) esse exame se faz extremamente útil na estratificação de risco para eventos coronarianos, inclusive em pacientes assintomáticos.

Delineamento/Métodos

Relato de caso:

Resultados

R.J.F, masculino, 55 anos, realizou primeira consulta em 10/2015 com queixa de cansaço aos moderados esforços, sem outras queixas com exame físico normal. Nega tabagismo. Diagnóstico prévio de HAS (3 anos) e DM II (8 anos), afirma DLP. Solicitados exames laboratoriais, escore de cálcio coronariano, ecocardio, radiografia de tórax e eco de carótidas. Apresentou Glicemia 161 Col T 229 HDL 48 Tg 326 LDL 116, ecocardio com redução de complacência de VE e ECC de 834, percentil 98 com idade arterial de 88 anos, ajustado tratamento farmacológico e solicitada RM cardíaca. Em retorno paciente apresenta RM (11/2015) com perfusão de estresse e repouso com isquemia médio apical inferior, solicitado cateterismo cardíaco após avaliação. Cateterismo (12/2015) com TCE trifurcado e estenosado, DA e Dg1 com estenoses de 80%, Cx isenta de estenoses, CD com calcificações difusas e DP da CD ocluída no óstio, apresentava-se assintomático. Encaminhado para CRM em 01/2016 com AME para DA, PVSAo para Dg, Mg e DP. Em consulta posterior afirmou boa recuperação e negou dor precordial e dispneia aos esforços. Em nova consulta apresentou RM (05/2016) dentro da normalidade. Manteve consultas semestrais sem novos indícios de eventos cardíacos em exames até última consulta em 04/2017, apresentando Glicemia 185 Hb Glicada 7.9% Col T 207 HDL 53 Tg 308 LDL=93.

Conclusões/Considerações finais

As doenças cardiovasculares são extremamente frequentes, o acompanhamento médico e realização de exames como EEC e RMC podem ser fundamentais para propiciar precocemente orientações e medidas terapêuticas apropriadas para melhores resultados clínicos do paciente mesmo que não apresente sintomas. Além do rastreamento, a medida terapêutica cirúrgica demonstrou ser de grande impacto na normalização dos exames pós procedimento como a RMC, e propiciou um desfecho favorável para o quadro do paciente.

Palavras Chaves

Doença cardiovascular, Cirurgia de revascularização miocárdica, Doença arterial coronariana assintomática

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Extremo Sul Catarinense - Santa Catarina - Brasil

Autores

Jhonata Pereira Muniz, Gabriel Santos Silva, Gabriel Zanette Naspolini, Samuel Cesconetto, Franco Aguilar Salazar