14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Qualidade de vida na percepção de pacientes acompanhados pelo Serviço de Hemodiálise de um Hospital do Noroeste Fluminense.

Fundamentação/Introdução

A Insuficiência renal crônica (IRC) é considerada uma doença relevante no âmbito da saúde pública, interferindo na qualidade de vida dos pacientes no que concerne a realização das atividades da vida diária e percepção de bem-estar individual.

Objetivos

Avaliar a percepção de um grupo de pacientes em tratamento dialítico do Serviço de Hemodiálise de um Hospital São José do Avaí (HSJA), no município de Itaperuna/RJ.

Delineamento/Métodos

Pesquisa qualitativa realizada no centro de tratamento dialítico na cidade de Itaperuna, a seleção da amostra estudada foi constituída por um grupo de 20 pacientes durante as sessões de diálise.
Para a coleta de dados foi aplicado um questionário sobre qualidade de vida (WHOQOL – ABREVIADO, versão em Português UFRGS - OMS/ Genebra). Os dados que emanaram do questionário foram analisados através de um processo de categorização, os quais, também foram quantificados com o propósito de prover ao estudo confiabilidade e cientificidade.

Resultados

Durante o estudo, foram avaliados 20 pacientes voluntários, uma vez que houve recusa de 08 pacientes em participar da pesquisa proposta. Dos 20 participantes 08 eram do sexo feminino enquanto 12 do sexo masculino. A média de idade dos voluntários foi de 54 anos de idade.
Observou-se insatisfação em relação à própria saúde correspondendo a 45%. De forma expressiva configurou-se a ausência de dor capaz de limitar as atividades diárias (60%), a satisfação foi preponderante no se diz respeito a qualidade do sono, percepção de si próprio e vida sexual sendo 55%, 35% e 30%, respectivamente. Quanto a capacidade de concentração, e freqüência de pensamentos negativos, ambos 35% dos entrevistados. Entretanto 65% dos participantes fizeram referência à satisfação quanto ao serviço de hemodiálise do HSJA.

Conclusões/Considerações finais

Uma vez que a insuficiência renal em sua forma crônica, apresenta evolução progressiva e inexorável e não obstante, é perceptível o desgaste físico e emocional ao qual o paciente é submetido; a expectativa era encontrar pacientes desmotivados, entristecidos, no entanto, a percepção da qualidade de vida exposta através das respostas dos pacientes, permitiu aos autores entender a satisfação e a gana pela vida como algo motivador, capaz de impulsionar o seguimento do tratamento proposto a essas pessoas.

Palavras Chaves

Qualidade de vida, insuficiência renal crônica, hemodiálise

Área

Clínica Médica

Instituições

Serviço de Hemodiálise do Hospital São José do Avaí - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gersana Tatagiba Rodrigues Zambrotti, Jaylla Fernanda Ferreira de Oliveira Raeli, Danilo Pinto Bastos