14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil de atendimento de uma Assistência Médica Ambulatorial (AMA) 24 horas localizada na Região Sul da Cidade de São Paulo

Fundamentação/Introdução

As unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMA) foram criadas como estratégia para ampliação do acesso à atenção básica na Cidade de São Paulo, tendo como proposta atender pacientes de demanda espontânea com quadros agudos de baixa e média complexidade.
A AMA estudada localiza-se na Região Sul da Cidade de São Paulo, inaugurada em dezembro de 2011, atende 24 horas nas especialidades de clínica médica e pediatria.

Objetivos

Descrever o perfil de atendimento de uma AMA 24 horas, localizada na Região Sul da Cidade de São Paulo.

Delineamento/Métodos

Foi feita análise descritiva quantitativa dos dados de 145.866 atendimentos feitos no período de abril de 2016 a março de 2017, provenientes dos arquivos do Sistema de Prontuário Eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SIGAPEP).

Resultados

A AMA fez em média 12 mil atendimentos/mês no período de abril de 2016 a março de 2017.
A maior procura foi de pacientes do sexo feminino (56,5%). As faixas etárias de 20 a 39 anos (35,1%) e até 4 anos (20,5%) foram as mais frequentes.
A Unidade utiliza para classificação de risco o protocolo de Manchester com 5 graus de prioridade de atendimento: emergência (vermelho), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul). Pacientes que procuram a unidade sem queixas ou para procedimentos são classificados como brancos.
A classificação mais comum encontrada foi a pouco urgente com 75,8% dos casos, porém 19,8% de pacientes que procuraram atendimento foram classificados com algum grau de urgência, sendo 12,8% urgente, 6,9% muito urgente e 0,1% emergência.
As principais causas de procura para atendimento médico, de acordo com o último Código Internacional de Doenças (CID 10), foram as do grupo de Doenças do aparelho respiratório e Sintomas e sinais anormais, com 26,1% em cada grupo. Também se observou 16,6% de procura por Doenças do sistema osteomuscular e por Causas externas, o que pode demandar atendimento especializado de cirurgia e/ou ortopedia que são especialidades não contempladas na AMA. A proporção de atendimento por condições sensíveis à atenção primária foi de 33,2%.

Conclusões/Considerações finais

As AMA foram criadas para incorporar a Rede de atenção básica, ampliando o acesso a este nível de atenção. A AMA 24 horas atingiu seus objetivos ao atender em sua maioria pacientes de baixa e moderada complexidade, porém se observa uma parcela significativa de atendimentos de alta complexidade, havendo potencial de inclusão da unidade na Rede de Urgência e Emergência do Município.

Palavras Chaves

Assistência Médica Ambulatorial, AMA, Pronto atendimento, Atenção básica, Perfil de atendimento, Morbidade, Estudo descritivo

Área

Clínica Médica

Instituições

Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Maria Trufelli, Jimena Eva Barriviera de Torre, Cheila Portela Silva