Relato de caso: Polimiosite no diagnóstico diferencial de dor torácica aguda
As miosites inflamatórias idiopáticas são um grupo heterogêneo de doenças de repercussão sistêmicas. A polimiosite é a manifestação fenotípica mais comum entre as miosites inflamatórias idiopáticas. A apresentação típica é dor e fraqueza progressiva simétrica da musculatura proximal e flexora do pescoço, com evolução de semanas a meses, associada a elevação dos marcadores de lesão muscular.
Presente relato demonstra um quadro de polimiosite que se manifestou como dor torácica, acompanhado de aumento de creatinofosfoquinase (CKT) e creatinofosfoquinase fração mb (CKmb), fazendo diagnóstico diferencial com síndrome coronariana aguda.
O caso motivou a realização do levantamento bibliográfico comparando os aspectos clínicos importantes para diagnóstico diferencial das miopatias inflamatórias com os da síndrome coronariana aguda, além de discutir critérios diagnósticos da miopatias inflamatórias e seu tratamento.
Trata-se de um relato de caso, vide conclusões.
A dor torácica aguda é uma patologia muito frequente nas unidades de urgência e emergência sendo a síndrome coronariana aguda condição muito comum e de elevada preocupação devido a mortalidade. A síndrome coronariana aguda se manifesta de diversas formas atípicas, o que, por conseguinte, faz-se necessário os diagnósticos diferenciais para tratamento adequado. O presente estudo, demonstra a importância das miopatias como diagnóstico diferencial de dor torácica, e entre elas salientamos as miosites inflamatórias que possuem quadro clínico álgico que pode simular angina. Nota-se, a escassez de trabalhos abordando essa relação e talvez por isso, essas doenças são pouco lembradas, e por consequência, pouco diagnosticadas.
Clínica Médica
Hospital Municipal Dr Mario Gatti - São Paulo - Brasil
Igor Tadeu Garcia Ferreira, Thales Henrique Costa Gonçalves, Marcia Scolfaro Carvalho, Caio Andre Moises de Lima