14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Polimiosite no diagnóstico diferencial de dor torácica aguda

Fundamentação/Introdução

As miosites inflamatórias idiopáticas são um grupo heterogêneo de doenças de repercussão sistêmicas. A polimiosite é a manifestação fenotípica mais comum entre as miosites inflamatórias idiopáticas. A apresentação típica é dor e fraqueza progressiva simétrica da musculatura proximal e flexora do pescoço, com evolução de semanas a meses, associada a elevação dos marcadores de lesão muscular.

Objetivos

Presente relato demonstra um quadro de polimiosite que se manifestou como dor torácica, acompanhado de aumento de creatinofosfoquinase (CKT) e creatinofosfoquinase fração mb (CKmb), fazendo diagnóstico diferencial com síndrome coronariana aguda.

Delineamento/Métodos

O caso motivou a realização do levantamento bibliográfico comparando os aspectos clínicos importantes para diagnóstico diferencial das miopatias inflamatórias com os da síndrome coronariana aguda, além de discutir critérios diagnósticos da miopatias inflamatórias e seu tratamento.

Resultados

Trata-se de um relato de caso, vide conclusões.

Conclusões/Considerações finais

A dor torácica aguda é uma patologia muito frequente nas unidades de urgência e emergência sendo a síndrome coronariana aguda condição muito comum e de elevada preocupação devido a mortalidade. A síndrome coronariana aguda se manifesta de diversas formas atípicas, o que, por conseguinte, faz-se necessário os diagnósticos diferenciais para tratamento adequado. O presente estudo, demonstra a importância das miopatias como diagnóstico diferencial de dor torácica, e entre elas salientamos as miosites inflamatórias que possuem quadro clínico álgico que pode simular angina. Nota-se, a escassez de trabalhos abordando essa relação e talvez por isso, essas doenças são pouco lembradas, e por consequência, pouco diagnosticadas.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Dr Mario Gatti - São Paulo - Brasil

Autores

Igor Tadeu Garcia Ferreira, Thales Henrique Costa Gonçalves, Marcia Scolfaro Carvalho, Caio Andre Moises de Lima