TENDÊNCIA TEMPORAL DA PREVALÊNCIA DA DUPLA CARGA DE DOENÇA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E DIABETES MELLITUS NO BRASIL, NO PERÍODO DE 2006 A 2014
Como muitos países em desenvolvimento, o Brasil apresenta um aumento na prevalência das doenças crônicas não transmissíveis. Dentro dessa questão de saúde pública, a presença concomitante de hipertensão e diabetes requer uma atenção especial, por representar um elevado índice de morbimortalidade e perda da qualidade de vida.
Analisar a tendência temporal da prevalência da dupla carga de doença (DCD) Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus no Brasil no período de 2006 a 2014.
Estudo ecológico realizado no Brasil, a partir do banco de dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL), de 2006 a 2014. População com 18 anos ou mais, de ambos os sexos portadoras de DCD. Excluídas gestantes. A análise de regressão linear simples foi realizada por região, idade, sexo e escolaridade, no SPSS 20.0.
Observa-se uma tendência ascendente na prevalência de dupla carga de doenças na população brasileira (p<0,001), com aumento médio de 0,38% ao ano. O comportamento se mantém em todas as regiões do país (p<0,001), tendo a Região Sul o maior incremento médio anual (0,52%).
Nas faixas etárias acima de 42 anos, bem como em ambos os sexos a prevalência da DCD é ascendente (p<0,001; incremento médio anual 42 a 59 anos = 0,19%; mais de 60 anos = 0,38%; sexo feminino = 0,41%; sexo masculino = 0,32%), sendo que o sexo feminino apresenta maiores prevalências em todos os anos avaliados.
Todos os níveis de escolaridade apresentaram tendência ascendente (p<0,01), sendo o incremento inversamente proporcional a escolaridade (incremento médio na população com 0 a 8 anos de escolaridade = 0,71%; 9 a 11 anos = 0,35%;12 ou mais anos = 0,21%).
Há uma tendência de aumento da prevalência de DCD no Brasil no período estudado, que atinge as populações de ambos os sexos, idade acima de 42 anos, independente da escolaridade e região do Brasil.
Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus
Clínica Médica
Raísa Schneider Arend, Marcia Regina Kretzer Regina Kretzer, Giovanna Grünewald Vietta, Flávio Exterkoetter