14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Análise do perfil de pacientes em uso de Varfarina em acompanhamento no Ambulatório de Anticoagulação de Hospital Universitário

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A anticoagulação oral (ACO) é indicada na prevenção de fenômenos tromboembólicos. A droga mais usada para este fim atualmente, a Varfarina, age interferindo na Razão de Normatização Internacional (RNI) e possui muitas interações medicamentosas e alimentares, apresentando risco de complicações hemorrágicas.

Objetivos

Objetivos: Análise do perfil de pacientes em ACO com Varfarina, em busca de avaliar possíveis fatores de insucesso em atingir o alvo ideal de RNI.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Trata-se de estudo observacional e retrospectivo, baseado na análise de prontuários de 79 pacientes em seguimento no Ambulatório de ACO de Hospital Universitário entre março/2016 e março/2017, aprovado pelo Comitê de Ética Médica sob o parecer nº 004/2017. Para a análise estatística descritiva foi usado o programa Excel, e para os testes de correlação, o software PSPP.

Resultados

Resultados: Participaram do estudo 79 pacientes, sendo 39 (49,37%) do sexo feminino e 63 (79,75%) brancos. A idade média foi de 63,20±13,81. As principais indicações de ACO foram: fibrilação atrial (49,37%), prótese valvar metálica cardíaca (18,99%) e hipertensão pulmonar (7,59%). Para a maioria dos doentes, obteve-se como alvo terapêutico o RNI variando de 2 a 3. Consideramos como dentro da meta os pacientes com 60% ou mais dos exames de RNI no alvo. Apenas 21 (26,58%) pacientes encontravam-se dentro da meta de RNI. Nos testes de correlação, relacionando a variável “Meta RNI dentro x fora”, com outras variáveis dicotômicas através do teste de Qui Quadrado de Pearson, verificou-se que a má adesão, o erro alimentar, a interação medicamentosa e o clearance de creatinina possuem relação estatística com o resultado do RNI (p<0,01).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão/ Considerações finais: Verificamos que 73,42% dos pacientes não atingiram o alvo de RNI, espelho da dificuldade encontrada no ajuste da dose eficaz da Varfarina, expondo-os a maiores riscos de sangramento ou de trombose. Observamos que a má adesão, o erro alimentar e a interação medicamentosa estão associados à dificuldade no sucesso terapêutico. Assim, em razão da importância econômico-social da Varfarina no Brasil, o único anticoagulante oral fornecido pela rede pública no país, e devido ao grande volume de pacientes de baixa renda e escolaridade, o uso da Varfarina se torna um desafio clínico. Logo, há necessidade de maior orientação dos médicos em alertar quanto ao complexo tratamento e aos riscos que a dose inadequada da droga oferece.

Palavras Chaves

Varfarina, anticoagulação oral, fenômenos tromboembólicos, hemorragia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas - São Paulo - Brasil

Autores

Isabella Fagian Pansani, Tobias Luis dos Reis, Renan José Rigonato, Isabela Pagani Heringer de Miranda, Vanessa Maria Camargo Andrade Ribeiro Gubel