14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ COM PROTEINORRAQUIA NORMAL: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB), descrita em 1916 por G. Guillain, J.A. Barré e A. Strohl, é uma doença neurológica aguda, caracterizada por arreflexia e paresia ascendente e por uma desproporção albuminocitológica no líquor. Contudo, a SGB pode cursar com proteinorraquia normal no início da doença. Existem dois subtipos mais comuns: o desmielinizante (polineuropatia inflamatória aguda desmielinizante [AIDP]), e o axonal (neuropatia axonal motora aguda [AMAN] e neuropatia axonal sensitivo)

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com a SGB sem alterações laboratoriais típicas nas punções lombares, mesmo com a evolução da doença.

Delineamento/Métodos

Estudo retrospectivo, relato de caso. As informações foram obtidas através de análise do prontuário e exames laboratoriais. O estudo deste caso foi autorizado pela paciente.

Resultados

D.S.D., feminina, 22 anos. Paciente admitido no Pronto Socorro apresentando hipoestesia de Membros Inferiores e paresia distal ascendente, bilateralmente com 7 dias de evolução. Evoluiu com quedas de própria altura e dificuldade para levantar. Negou infecções prévias ou viagens para áreas endêmicas de Zyca virus. Exame físico em bom estado geral, chegou deambulando com apoio. Exame do tórax, abdome e pulmonar sem alterações. Ao exame neurológico a paciente se apresentava lúcida, atenta, consciente e orientada no tempo e no espaço; pupilas isocóricas e fotorreagentes. Paraparesia de grau 3 e hipoestesia em membros inferiores. Os exames de entrada apresentaram: punção lombar (Glicose: 69 mg/dL; Proteínas 26 mg/dL; Leucócitos 5 cél/mm³) sem alterações, ressonância magnética (RNM) sem lesões aparentes. Em 15 dias de internação, evoluiu com quadro disfonia, hipoestesia e parestesia ascendente, acomentendo abdome, membros superiores e tórax. No exame físico: diminuição da sensibilidade tátil a nível de T8 e paraparesia de grau 1. 16 dias após a internação hospitalar, foi realizada eletroneuromiografia (ENMG) com quadro de Acute Motor Sensitive Axonal Neuropathy (AMSAN) compatível com SGB, LCR normal na segunda Punção lombar. Foi iniciado tratamento com D4 Imunoglobulina intravenosa (IV) por 5 dias. Paciente recebeu alta em 25/04/2017 com melhora parcial do quadro.

Conclusões/Considerações finais

As manifestações atípicas ou a ausência de achados clássicos nos exames complementares podem dificultar o diagnóstico da SGB e repercutir, negativamente, na melhora do paciente. Portanto, o relato deste caso é importante para auxiliar o médico diante das variáveis da SGB.

Palavras Chaves

Síndrome de Guillain-Barré; Proteinorraquia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Roberta de Souza Zappelini, Ana Beatriz Tramontina, Ana Letícia Zanatta, Guilherme Gonçalves Robaina, Filipe Martins de Mello