14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Epigenética na Esclerose Múltipla

Fundamentação/Introdução

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune desmielinizante que afeta o sistema nervoso central, classificada em três formas: remitente-recorrente, primariamente progressiva e secundariamente progressiva.
Há gatilhos ambientais – Epstein-Barr vírus, tabagismo, alteração no metabolismo do calcitriol – associados com o desenvolvimento da Esclerose Múltipla em pessoas predispostas geneticamente, envolvidos com o mecanismo bioquímico específico que ocorre no DNA e na interação com os RNAs associados à evolução da doença é conhecida como epigenia.

Objetivos

Objetivos gerais: descrever e revisar sistematicamente os fenômenos epigenéticos na Esclerose Múltipla.
Objetivos específicos: descrever os possíveis gatilhos ambientais na Esclerose Múltipla; descrever os fenômenos de metilação do DNA e compactação de histonas; descrever a interação dos miRNAs; descrever as possíveis terapias epigenéticas na esclerose múltipla.

Delineamento/Métodos

Revisão bibliográfica sistemática.

Resultados

Pretende-se com este estudo compilar os mais recentes conhecimentos na área de epigenética da EM. Deste modo, os autores desta pesquisa pretendem produzir futuramente artigos, com temas aqui abordados, a fim de serem publicados em periódicos indexados na área de neurologia.

Conclusões/Considerações finais

Considerando os recentes trabalhos área de epigenética da Esclerose Múltipla, percebe-se que o estudo dos parâmetros epigenéticos da EM contribui para uma melhor compreensão de sua fisiopatologia.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade da Região de Joinville - Santa Catarina - Brasil

Autores

Helena Gschwendtner, João Vitor Otero, Lucas André Greca