14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Título: Dermatomiosite, um desafio diagnóstico.

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A dermatomiosite é uma doença sistêmica crônica que faz parte das miopatias inflamatórias idiopáticas, caracterizada por acometimento inflamatório da pele e dos músculos.

Objetivos

Objetivos: Abordar as principais características clínicas da dermatomiosite, enfatizando a importância do diagnóstico precoce pelo clínico, e assim alterar a evolução agressiva da doença.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo descritivo básico (Relato de caso): Coleta de informações em prontuário “sistema MV” e revisão bibliográfica em base de dados.

Resultados

Resultados/Descrição do Caso: Mulher, 42 anos, com quadro de fraqueza em cintura escapular e pélvica, acompanhado por lesões em pele, evolui com manchas em região de face, colo (sinal de “xale”), lesões "arrouxeadas" em coxas, manchas eritematosas em joelhos e cotovelos (Sinal de Grotton), mácula eritêmato-vinhosa e edematosa na região periorbital (heliótropo). Foi internada para investigação e tratamento do quadro. Exames: CPK de 6726 U/L, aldolase 46 U/L, DHL 589 U/L, VHS 85 mm, TGO 344 U/L, TGP 182 U/L, biópsia muscular com fragmento de músculo compatível com miopatia difusa leve provavelmente de origem inflamatória, eletroneuromiografia com sinais de miopatia inflamatória em atividade, fechando critérios diagnósticos para dermatomiosite. Como tratamento inicial foi realizado pulsoterapia com metilprednisolona, com melhora clínica e laboratorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: A dermatomiosite está associada a alta morbidade e incapacidade funcional, sendo necessário um trabalho com equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida do paciente. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico e menor chance de evolução grave da doença, sendo de grande valia o conhecimento da patologia pelo clínico. Por isso, quanto mais detalhada a anamnese e exame físico do paciente, facilmente o diagnóstico será direcionado de forma correta, sendo que os exames tem papel complementar na investigação, mostrando que a clínica é soberana.

Palavras Chaves

Palavras Chave: Miopatias inflamatórias idiopáticas; Dermatomiosite; Doenças auto-imunes.

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga - São Paulo - Brasil

Autores

Cristiane Giglio de Carvalho, Michele Marie Matsuoka, Julia de Oliveira Cordeiro, Kemps Hostalacio Brito, Lilian Ferreira de Lima Giovanini