14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SINAL DE CHILAIDITI: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Sinal de Chilaiditi é a apresentação isolada e assintomática, da interposição temporária ou permanente do cólon ou intestino delgado no espaço hepatodiafragmático, evidenciado pela radiografia de tórax ou abdome. Quando associado a sintomas, como dor abdominal, dor retroesternal, náuseas e vômitos, sintomas respiratórios, distensão abdominal é chamada de Síndrome de Chilaiditi

Objetivos

Conhecimento do sinal de Chilaiditi que é uma entidade rara, de achado radiológico incidental e tratamento conservador que pode se confundir com entidades que requerem tratamento imediato.

Delineamento/Métodos

J.D.L, 82 anos, sexo masculino, apresentou quadro de náuseas, vômitos e mal estar, sendo admitido no Hospital SOCOR-Belo Horizonte MG, em julho de 2017, devido piora significativa do quadro. Sem relatos de constipação intestinal ou dor abdominal associados. Ao exame clínico, apresentava-se desidratado, hipocorado, com presença de crepitações difusas a ausculta pulmonar. Realizado revisão laboratorial, com evidencia de hiponatremia, sem outras alterações relevantes. Realizada radiografia de tórax e identificado congestão pulmonar e interposição de alça intestinal no espaço hepatodiafragmático. Iniciado correção de distúrbio hidroeletrolítico e tratada congestão pulmonar, com boa resposta clínica e laboratorial. Solicitado nova radiografia de tórax em duas incidências, mantendo imagem radiológica descrita e paciente sem qualquer outro sintoma.

Resultados

A incidência de interposição de alça colônica ou de delgado no espaço hepatodiafragmático (sinal de Chilaiditi), é de aproximadamente 0,025% a 0,28 % na população, sendo mais comum em homens acima de 60 anos. Sua causa ainda é desconhecida, mas provavelmente ocorre por alterações anatômicas entre fígado, intestino e diafragma. A síndrome de Chilaiditi em geral é tratada de modo conservador, enquanto patologias que se apresentam como seu diagnóstico diferencial requerem abordagem rápida.

Conclusões/Considerações finais

É importante o conhecimento do sinal de Chilaiditi, na prática clínica, principalmente no diagnóstico diferencial de quadro graves que nos remetem a cirurgia de urgência como o pneumoperitônio.

Palavras Chaves

Chilaiditi, sinal de Chilaiditi, síndrome de Chilaiditi,

Área

Clínica Médica

Autores

Cassia Aparecida silva, Livia Correa Valadares, Natanny Rabelo Alvares, Ana Carolina Ferreira Gomes, Fernando Falavigna