14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS ADVERSOS CLÍNICOS E ALTERAÇÕES LABORATORIAIS EM PACIENTES DE DIVERSAS FAIXAS ETÁRIAS DIAGNOSTICADOS COM ACNE VULGAR TRATADOS COM ISOTRETINOÍNA ORAL

Fundamentação/Introdução

A acne é uma doença inflamatória crônica da unidade pilossebácea, de prevalência mais frequente em adolescentes. É caracterizada pela formação de comedões, pápulas eritematosas, pústulas, e menos frequentemente por nódulos ou pseudocistos. O tratamento com isotretinoína oral revolucionou o manejo da acne severa e resistente, podendo levar a remissão longa e até a cura definitiva. Os efeitos adversos observados, durante o tratamento, podem ser divididos em mucocutâneos e sistêmicos. Anormalidades laboratoriais, principalmente, as dislipidemias e aumento das enzimas hepáticas são observados.

Objetivos

Avaliar a constância dos efeitos adversos clínicos, secundários ao uso da isotretinoína oral e a frequência de alterações laboratoriais, com especial atenção às medidas séricas das enzimas hepáticas e lipídeos e o impacto dessas alterações no manejo dos pacientes. Enfatiza-se a necessidade da realização de pesquisas para alertar a população acerca da necessidade de se fazer a avaliação adequada da relação risco versus benefício, além de detectar e notificar reação adversa ao medicamento.

Delineamento/Métodos

Estudo de delineamento de coorte retrospectivo, no qual foram incluídos 34 pacientes com diagnóstico de acne vulgar, submetidos a tratamento com isotretinoína oral. O acompanhamento foi realizado em consultório particular de clínica dermatológica. Avaliações clínicas e laboratoriais foram feitas antes de se iniciar o tratamento, após um mês e a cada três meses, até se completar o tratamento. A coleta de dados foi feita por meio de análise de prontuário. As avaliações basearam-se se houve ou não alteração em algum exame laboratorial e possível ocorrência de alterações que levaram à suspensão precocemente do tratamento, além de outras alterações clínicas.

Resultados

Dos 34 pacientes 64,7% eram do sexo feminino e 35,2% eram do sexo masculino. A idade variou de 12 a 47 anos. Quanto aos efeitos adversos clínicos houve um caso de depressão. Os níveis de colesterol e triglicerídeos não mostraram alterações significativas e os valores de TGO variaram para mais apenas uma vez, sem grandes repercussões clínicas.

Conclusões/Considerações finais

A isotretinoína é uma droga segura e com efeitos colaterais laboratoriais bem tolerados. É uma droga a ser utilizada com segurança, se o acompanhamento for adequado, para os quais os benefícios superam os riscos. O excelente resultado em pacientes tratados com acne moderada e severa supera as alterações bioquímicas e hematológicas a que estão expostos os pacientes tratados.

Palavras Chaves

Acne vulgar, isotretinoína oral, alterações clínicas e alterações laboratoriais.

Área

Clínica Médica

Autores

Renata Cristina Acacio dos Santos, Denise Camilios Cossiolo, Mariana Lopes Ferrari, Maria Fernanda Camargo Boin, Ana Cecília Siqueira Camargo