14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Mixoma atrial esquerdo em paciente com antecedente de Síndrome de Cushing

Fundamentação/Introdução

Mixoma cardíaco trata-se de tumor primário do coração, sendo o tipo mais comum, representando cerca de 50% dos tumores benignos cardíacos e aproximadamente 75-80% dos tumores cardíacos cirúrgicos. Tem maior prevalência no sexo feminino e é raro em crianças. A câmara cardíaca mais frequentemente acometida é o átrio esquerdo, com uma incidência superior a 70% nesta localidade, sendo sésseis. Já quando localizam-se nos ventrículos os mixomas são geralmente pediculados.

Objetivos

Relatar um caso de mixoma cardíaco de uma paciente jovem com antecedente de Síndrome de Cushing.

Delineamento/Métodos

Revisão de prontuário, acompanhamento da evolução de paciente internado em enfermaria de cardiologia, revisão de literatura em livros e em base de dados como Pubmed e Scielo.

Resultados

Feminino, 29 anos, branca, encaminhada para a cirurgia cardíaca devido à suspeita diagnóstica prévia ambulatorial de mixoma atrial esquerdo. Paciente apresentava adinamia há 11 meses. Ao exame físico apresentava sopro sistólico em foco mitral 2+/6+. Há 6 meses apresentou um episódio de AVCi que foi tratado, não deixando sequelas e iniciou, então, a investigação da causa. Durante a investigação, foi solicitado ecocardiograma transesofágico para pesquisa de fonte emboligênica cardíaca, que evidenciou uma massa hipoecogênica no AE, aderida ao septo interatrial, de contornos regulares, medindo 62x23mm, séssil, que se insinua para o VE durante a diástole, causando discreta obstrução intermitente da valva mitral, compatível com mixoma atrial esquerdo.
AP: Síndrome de Cushing tratada; AVCi aos 16 anos.
Anatomopatológico: presença de células estreladas em meio a matriz mucóide, confirmando o diagnóstico de mixoma.

Conclusões/Considerações finais

Os tumores primários do coração são raros, com incidência de 0,0017%, sendo a maioria tumores benignos. A sintomatologia clássica dos portadores de mixoma cardíaco é constituída pela tríade de manifestações constitucionais, embólicas ou obstrutivas. Devemos nos atentar para a ocorrência de mixoma nas formas sindrômicas, que incluem alterações como, doença cortical nodular da supra-renal, síndrome de Cushing, fibroadenoma mixóide, tumores hipofisários. Apesar de benigna, esta tumoração pode levar à evolução desfavorável e, portanto, a precocidade diagnóstica e sua remoção cirúrgica é importante para melhor prognóstico do paciente, a fim de evitar complicações. Neste caso, a paciente foi submetida a ressecção do tumor, sem intercorrências, com boa evolução clínica no pós-operatório.

Palavras Chaves

Mixoma atrial esquerdo, Síndrome de Cushing, evento tromboembólico.

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Carolina Silva, Christiano Roberto Barros, Vislaine de Aguiar Morete, Shizumi Iseri Giraldelli, Lais de Almeida Prandini