DISFUNÇÃO VENTRICULAR TRANSITÓRIA - CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO, UM RELATO DE CASO
A Cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido, é uma disfunção sistólica ventricular esquerda transitória, em resposta a estresse físico ou emocional. Descrita em 1990, no Japão, a síndrome foi assim denominada uma vez que o ventrículo esquerdo (VE) adquire a forma de uma armadilha utilizada para capturar polvos. Sua apresentação clínica pode simular a síndrome coronariana aguda, sendo necessário estudo angiográfico para diagnóstico diferencial entre ambas.
Apresentar, através de relato de caso clínico, importante diagnóstico diferencial de infarto agudo do miocárdio (IAM).
Exposição de caso clínico após atendimento da paciente e revisão de prontuário eletrônico, com assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido, e pesquisa literária na base de dados Pubmed e periódico New England Journal of Medicine, sem limitação de período temporal.
M.A.R.L., sexo feminino, 60 anos, branca, procedente de Campo Limpo Paulista-SP, portadora de hipertensão arterial sistêmica há 20 anos, asma, e fibromialgia. Procurou atendimento médico na cidade de origem devido dor precordial de forte intensidade, iniciada ao repouso, em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, dorso e região cervical, associada a náuseas e dispneia. Em atendimento inicial, evidenciado alterações de repolarização ventricular em eletrocardiograma, e positivação de marcadores de necrose miocárdica. Realizada dose de ataque de Ácido acetilsalicilico e Clopidogrel, e transferência ao nosso serviço.
Internada com hipótese diagnóstica de IAM sem supradesnivelamento de ST, e realizada cineangiocoronariografia miocárdica, a qual evidenciou ausência de coronariopatia obstrutiva, acinesia de segmento antero-apical, ínfero-apical, e ápice de VE, sendo tais alterações compatíveis com a Síndrome de Takotsubo. Afastada hipótese de IAM, paciente permaneceu hemodinamicamente estável durante internação, recebendo alta após cinco dias para seguimento clínico ambulatorial, em uso de sintomáticos e anti-hipertensivos.
Tendo em vista a grande prevalência da síndrome coronariana aguda, a Síndrome de Takotsubo tem grande relevância clínica, uma vez que mimetiza IAM e suas repercussões.
Cardiomiopatia de Takotsubo; síndrome coronariana aguda; disfunção ventricular
Clínica Médica
Faculdade de Medicina de Jundiai - São Paulo - Brasil
Mariana Fernandes Amorim, Debora Andrade Alves Lima, Bruna Pereira Rocha, Diego Quiles Antoniassi, Jose Celso Giordan Cavalcanti Sarinho