14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DISFUNÇÃO VENTRICULAR TRANSITÓRIA - CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO, UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A Cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido, é uma disfunção sistólica ventricular esquerda transitória, em resposta a estresse físico ou emocional. Descrita em 1990, no Japão, a síndrome foi assim denominada uma vez que o ventrículo esquerdo (VE) adquire a forma de uma armadilha utilizada para capturar polvos. Sua apresentação clínica pode simular a síndrome coronariana aguda, sendo necessário estudo angiográfico para diagnóstico diferencial entre ambas.

Objetivos

Apresentar, através de relato de caso clínico, importante diagnóstico diferencial de infarto agudo do miocárdio (IAM).

Delineamento/Métodos

Exposição de caso clínico após atendimento da paciente e revisão de prontuário eletrônico, com assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido, e pesquisa literária na base de dados Pubmed e periódico New England Journal of Medicine, sem limitação de período temporal.

Resultados

M.A.R.L., sexo feminino, 60 anos, branca, procedente de Campo Limpo Paulista-SP, portadora de hipertensão arterial sistêmica há 20 anos, asma, e fibromialgia. Procurou atendimento médico na cidade de origem devido dor precordial de forte intensidade, iniciada ao repouso, em aperto, com irradiação para membro superior esquerdo, dorso e região cervical, associada a náuseas e dispneia. Em atendimento inicial, evidenciado alterações de repolarização ventricular em eletrocardiograma, e positivação de marcadores de necrose miocárdica. Realizada dose de ataque de Ácido acetilsalicilico e Clopidogrel, e transferência ao nosso serviço.
Internada com hipótese diagnóstica de IAM sem supradesnivelamento de ST, e realizada cineangiocoronariografia miocárdica, a qual evidenciou ausência de coronariopatia obstrutiva, acinesia de segmento antero-apical, ínfero-apical, e ápice de VE, sendo tais alterações compatíveis com a Síndrome de Takotsubo. Afastada hipótese de IAM, paciente permaneceu hemodinamicamente estável durante internação, recebendo alta após cinco dias para seguimento clínico ambulatorial, em uso de sintomáticos e anti-hipertensivos.

Conclusões/Considerações finais

Tendo em vista a grande prevalência da síndrome coronariana aguda, a Síndrome de Takotsubo tem grande relevância clínica, uma vez que mimetiza IAM e suas repercussões.

Palavras Chaves

Cardiomiopatia de Takotsubo; síndrome coronariana aguda; disfunção ventricular

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina de Jundiai - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Fernandes Amorim, Debora Andrade Alves Lima, Bruna Pereira Rocha, Diego Quiles Antoniassi, Jose Celso Giordan Cavalcanti Sarinho