14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Infecção crônica pelo vírus da hepatite C associada a manifestações imunológicas extra-hepáticas: relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A infecção pelo vírus da hepatite C é considerada um importante problema de saúde pública tendo em vista sua elevada prevalência. Está associada a complicações hepáticas, como cirrose e hepatocarcinoma, assim como manifestações imunológicas extra-hepáticas decorrentes do linfotropismo viral e consequente desregulação do sistema imunológico.

Objetivos

Descrever um caso de desenvolvimento de manifestações imunológicas extra hepáticas que mimetizam doenças difusas do colágeno em paciente portador de infecção crônica pelo vírus da hepatite C.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

CRS, 54 anos, sexo feminino, atendida com queixas tipicamente relacionadas a doenças autoimunes, como alopecia não cicatricial, artrite simétrica em mãos e metacarpofalangianas, xerostomia intensa, xeroftalmia e emagrecimento não quantificado. Apresentava mucosa oral desidratada, com fissuras, queilite angular e dentes em mau estado de conservação. Presença de discretas púrpuras palpáveis em membros inferiores sugestivas de vasculite. O quadro havia iniciado há mais de cinco anos, com agravamento recente. Exames laboratoriais revelavam pancitopenia e linfopenia; Fator Antinuclear (FAN): 1/1280 nuclear homogêneo; anti-SSA/Ro e anti-HCV positivos, com quantificação viral por Reação em Cadeira da Polimerase (PCR): 7006 UI/mL. Fator reumatoide (FR), Anticorpo Contra o Citoplasma de Neutrófilos (ANCA) e pesquisa para crioglobulinas foram negativos. Não havia evidência clínica ou laboratorial de hepatopatia crônica. Por se tratar de manifestações imunológicas associadas ao vírus C, optou-se por terapia com prednisona 15mg/dia, com posterior redução gradual da dose e hidroxicloroquina 400mg/dia. A paciente foi referenciada ao ambulatório de hepatites virais para início de terapia antiviral.

Conclusões/Considerações finais

A infecção crônica pelo vírus da hepatite C induz manifestações que mimetizam doenças difusas do colágeno, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e Síndrome de Sjögren, chegando até mesmo a preencher critérios classificatórios para tais doenças, levando a diagnósticos equivocados. A busca ativa por infecções crônicas e comorbidades cujo quadro clínico simula doenças autoimunes se faz necessário para o correto diagnóstico. O tratamento adequado da infecção viral é a forma mais eficaz de controlar as complicações associadas à presença do vírus.

Palavras Chaves

Hepatite C; Síndrome de Sjögren; Autoimunidade

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Maria Laura Barbin Lucas, Flávio Ribeiro Pereira, Luana Fraga Torres de Oliveira, Victor Caires Tadeu, Alline Rodrigues da Silva