Nefropatia tubulointersticial com possível associação de glomerulonefrite abrindo quadro de Síndrome de Sjögren primária: Relato de caso.
Síndrome de Sjögren primária (pSS) é uma doença crônica inflamatória caracterizada por infiltração linfocítica de tecido epitelial em glândulas exócrinas e sítios extraglandulares, como pulmões, rins e fígado. O acometimento renal clinicamente evidente pode ser constatado em até 5% dos casos, apresentando-se na forma de nefropatia tubulointersticial (NTI) ou glomerulonefrite (GN). O acometimento subclínico do epitélio tubular é o mais prevalente e preocupante envolvimento renal na pSS, aumentando a morbidade e mortalidade da doença.
Descrever um caso de nefropatia túbulointersticial com possível associação com glomerulonefrite como manifestação inicial em um paciente com pSS.
Relato de caso.
ARNO, 36 anos, sexo feminino, referindo rash malar fotossensível, artralgias ao repouso e rigidez matinal de pequenas e grandes articulações há dois anos, além de fadiga, xerostomia e câimbras. Ao exame, apresentava rash malar e mucosa oral levemente desidratada com dentes em regular estado de conservação. Exames complementares revelaram fator antinuclear 1/160 pontilhado fino; anti-SSA/Ro positivo; hipocalemia; hipostenúria com urina alcalina; hematúria dismórfica; reserva alcalina de 19 mEq/L; teste de Schimer anormal; e Tomografia Computadorizada (TC) de abdome com nefrolitíase não obstrutiva à direita. O diagnóstico foi de NTI com acidose tubular renal distal e diabetes insípidos nefrogênico com provável associação de GN mesangioproliferativa, abrindo quadro de pSS pelos critérios classificatórios de 2016 do American College of Rheumatology/European League Against Rheumatism. Foi planejado tratamento com prednisona 1mg/Kg/dia por 4 semanas e posterior desmame, hidroxicloroquina, azatioprina, espironolactona, cloreto de potássio, bicarbonato de sódio e colírios lubrificantes; evoluindo com melhora clínica e laboratorial, na avaliação renal e hidroeletrolítica.
O envolvimento renal da pSS é uma condição subdiagnosticada que pode apresentar uma variedade de apresentações. A patogênese pode estar relacionada ao envolvimento epitelial ou mediada por imunocomplexos, desencadeando, respectivamente, NTI e GN. A NTI é a condição mais prevalente, enquanto a associação de ambas é rara. O diagnóstico adequado destas condições é de extrema importância para que seja instituído o tratamento precoce, além de evitar complicações posteriores, muitas destas potencialmente graves.
Nefropatia Tubulointersticial; Diabetes Insípidos Nefrogênico; Síndrome de Sjögren Primária.
Clínica Médica
Luana Fraga Torres de Oliveira , Flávio Ribeiro Pereira, Maria Laura Barbin Lucas, Lucas Piraciaba Cassiano Dias , Alline Rodrigues da Silva