14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação clínica do paciente com Suspeita de Infecção no Departamento de Emergência: qSOFA é suficiente para triar os graves?

Fundamentação/Introdução

As novas definições de Sepse trouxeram à tona uma discussão sobre formas de triagem para identificar os pacientes mais graves, sendo sugerido o uso do quick SOFA (qSOFA). O lactato ficou restrito à classificação de choque séptico. O Índice de Choque (IC) é uma ferramenta de triagem ainda pouco estudada na população com suspeita de Sepse no Pronto-Socorro.

Objetivos

Avaliar as relações entre hiperlactatemia e mortalidade, capacidade de predição de mortalidade através de qSOFA, IC e sua versão modificada(ICMOD), identificar as possíveis variações destas relações, levando em conta o perfil do paciente das emergências em países em desenvolvimento.

Delineamento/Métodos

Foi realizado no Pronto-Socorro de um Hospital Terciário em São Paulo. É uma Coorte Retrospectiva realizado a partir dos dados coletados das fichas de atendimentos dos pacientes triados para clínica médica no período de março de 2015 a fevereiro de 2016. Os exames admissionais e desfechos de cada paciente foram coletados retrospectivamente a partir do prontuário eletrônico do hospital. Foram calculados o qSOFA e IC/ICMOD dos pacientes. Os desfechos analisados foram Mortalidade Intrahospitalar e Hiperlactatemia. Os dados foram analisados utilizando Software SPSS 23.0. (IBM™®).

Resultados

A população total do estudo foi de 984 pacientes, sendo destes 568 com análise de lactato e 382 com qSOFA e lactato disponíveis. Suspeita de Infecção correspondeu à 64% dos pacientes internados em enfermaria ou no departamento de emergência. Aplicado o teste de Qui-quadrado, transformando o Lactato em variável categórica com cortes em 18 e 36mg/dl, com ambos apresentando correlação significativa com p<0,01 com o desfecho ÓBITO. O lactato foi posto em Curva ROC. O Valor de 18mg/dl apresentou uma Sensibilidade de 47%, Especifidade de 68%, e o valor de 36mg/dl, 16,4% e 93,7% respectivamente. Os Índices conseguiram mostrar diferença entre os grupos com hiperlactatemia (nos cortes de 18 e 36). As diferenças foram estabelecidas, analisando que houve diferença nas médias de IC entre os grupos. A distribuição nestes casos era normal, portando foi utilizado o teste T. A maior significância foi para o Índice Modificado, com p=0,019.

Conclusões/Considerações finais

O estudo vem sugerir que a aplicação isolada do qSOFA pode não ser suficientemente sensível no contexto da emergência brasileira. A avaliação clínica permanece como pedra-fundamental da prática, porém ferramentas como IC e Lactato, parecem acrescentar ao julgamento clínico na decisão sobre priorização de cuidados.

Palavras Chaves

Sepse; Quick SOFA; Triagem; Urgência; Índice de Choque;

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Felipe Mateus Teixeira Bezerra, Paulo Ricardo Gessolo Lins, Gabriel Moreira de Souza, Camilla de Almeida Martins, Aecio Flavio Teixeira de Gois