14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Gardner-Diamond: um Relato de Caso.

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Gardner-Diamond, também conhecida como púrpura psicogênica ou síndrome da sensibilização autoeritrocítica, é uma condição rara caracterizada pela formação de auto-anticorpos contra os componentes do estroma das hemácias do próprio organismo do paciente. Apresenta como fator desencadeante eventos traumáticos e estresse, levando ao extravasamento de hemácias para o subcutâneo e é mais recorrente em indivíduos do sexo feminino, adultas jovens e com histórico de distúrbio psiquiátrico.

Objetivos

Apresentar quadro clínico de paciente portadora da Síndrome em questão atendida em uma Unidade Básica de Saúde do estado de Minas Gerais.

Delineamento/Métodos

Relato de caso baseado em anamnese e exame físico completos, juntamente com exames laboratoriais. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scielo e PubMed com artigos de 2012 a 2015 para embasamento teórico. Termo de consentimento livre e esclarecido assinado pela paciente.

Resultados

B.L.S, sexo feminino, 18 anos, solteira, faioderma. Paciente relata aparecimento de máculas hipercrômicas desde outubro de 2016, com aspecto endurecido, edemaciado, doloroso e formato irregular. A primeira foi em membro inferior esquerdo (MIE), em região distal, com duração de três semanas. Posteriormente, apresentou outros dois hematomas em membros superiores (MMSS), de aproximadamente sete centímetros cada. Desde então, sempre apresenta novas máculas em regiões diferentes. Informa febre não termometrada, náuseas, vômitos e intensificação da dor em abril de 2017, momento em que procurou o serviço de urgência da cidade, sem alterações aos exames. Informa ansiedade e estresse frequente. Ausência de alterações ao exame e solicitado exames laboratoriais (hemograma, urina rotina, creatinina, desidrogenase lática, TSH, TGO, TGP, FAN, anticoagulante lúpico, PCR, VHS e coagulograma completo), todos dentro dos padrões de normalidade. Confirmado diagnóstico pela apresentação clínica da paciente.

Conclusões/Considerações finais

Por tratar-se de uma Síndrome rara, de constantes subdiagnóstico e sua escassez na literatura, tem-se a necessidade da difusão de suas principais manifestações, devido ao fato de o diagnóstico da Síndrome de Gardner-Diamond ser essencialmente clínico.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Vitor Santos Calzavara, Victória Ruas Freire Costa, Bárbara Bispo Silva Alves, Milton Carneiro Silva, Mariano Fagundes Neto Soares