14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Conhecimento dos alunos do ensino médio da rede pública de Araguaína sobre doenças cardiovasculares: fatores de risco e prevenção

Fundamentação/Introdução

O aumento da incidência das Doenças cardiovasculares (DCV) no último século originou uma busca incessante pelos fatores de risco relacionados ao seu desenvolvimento. Ainda que a genética e a idade tenham grande importância nesta evolução, outros fatores de risco podem ser influenciados por modificações no estilo de vida, de forma a reduzir os eventos cardiovasculares e aumentar a sobrevida dos pacientes.

Objetivos

Avaliar o nível de conhecimento dos alunos do ensino médio da rede pública de Araguaína à cerca das DCV, fatores de risco e formas de prevenção.

Delineamento/Métodos

Estudo do tipo quantitativo, descritivo, observacional e transverso. Foi realizada pesquisa de campo na qual houve aplicação de questionários sobre DCV aos alunos do ensino médio da rede pública de Araguaína a fim de avaliar o nível de conhecimento prévio a cerca das DCV e da influência de hábitos alimentares e prática de atividade física adequados na prevenção de DCV.

Resultados

Conforme a aplicação prévia do questionário A, observou-se que cerca de 84% dos estudantes já haviam visto algo sobre DCV, mas menos de 20% sabia ao certo exemplificá-las. Quando questionados sobre a forma de prevenção das DCV, cerca de 76% afirmaram não saber como prevenir tais enfermidades. No entanto, quando perguntados sobre a pratica de atividade física e alimentação saudável como fatores protetores, cerca de 90% eram conhecedores do benefício de ambas as ações relacionadas a prevenção das DCV e cerca da metade (55%) praticavam algum tipo de atividade física pelo menos 3 vezes por semana. Quanto a alimentação individual e familiar, aparentemente cerca de 47% julgou sua alimentação como inadequada e 56% julgou inadequada a alimentação do grupo familiar como um todo, expressando uma percepção simples sobre alimentação adequada. Por fim, cerca de 88% responderam ter preocupação sobre o estilo de vida e alimentação, bem como seu impacto no futuro, fato positivo na busca pela prevenção das DCV.

Conclusões/Considerações finais

Observa-se a escassez de informações à cerca dos fatores de risco e prevenção das DCV. A maior parte dos alunos revelou conhecimento inconsistente sobre o tema. É necessária abordagem e intervenção educativa à cerca do assunto visando alcançar, através da conscientização, a prevenção desse grupo de doenças e a promoção da saúde.

Palavras Chaves

Conhecimento; Fatores de Risco; Prevenção.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIBRÁS-ITPAC - Tocantins - Brasil

Autores

Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Alinne Katienny Lima Silva Macambra, Ana Barbara Feliciano Souza Santos, Leandro Basniak, Bruna Martins Neiva Bringel