14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência renal dialítica após acidente com Lonomia sp. – Relato de caso

Fundamentação/Introdução

A lagarta do gênero Lonomia sp. é encontrada em todo o Brasil, contudo numerosos casos foram registrados na região sul do país. Seu veneno é rico em toxinas com atividades pró-coagulantes e fibrinolíticas, podendo ocorrer uma síndrome hemorrágica grave caracterizada por equimoses, injuria renal aguda e hemorragias generalizadas.

Objetivos

Relato de um caso de acidente com Lonomia sp. que evoluiu com insuficiência renal aguda dialítica e coagulopatia.

Delineamento/Métodos

Paciente feminina, 80 anos, hipertensa e tabagista vigente, com história de contato em região tenar e hipotenar de mão direita com Lonomia sp., no dia anterior à admissão no Pronto Socorro. Na chegada, queixava-se de náuseas, vômitos e urina de coloração escura. Estável hemodinamicamente, apenas com eritema no local da lesão, foram administradas 10 ampolas de soro antilonômico. Nos laboratoriais inicialmente solicitados, já apresentava piora da função renal, plaquetopenia e alargamento das provas de coagulação.

Resultados

Evoluiu com surgimento de equimoses em membros, anúria e deterioração importante da função renal, sendo encaminhada à UTI (unidade de terapia intensiva) para realização de hemodiálise – quatro sessões, no total. Recebeu transfusão de crioprecipitado, plaquetas e concentrado de hemácias devido à anemia e à coagulação intravascular disseminada (CIVD). Fez sete dias de antibioticoterapia com Ceftriaxona, além de receber vacinação antitetânica. Evoluiu com distúrbio hidroeletrolítico (hipocalemia revertida), além de episódios de delirium. Após dezessete dias de internamento em UTI, melhora significativa dos exames laboratoriais e da função renal, recebeu alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

Acidentes com Lonomia sp. não são raros, especialmente no Sul do país, e apesar da coagulopatia de consumo secundária à CIVD ser o mais observado nesses pacientes, insuficiência renal aguda é a principal causa de óbito dos casos de acidentes graves.

Palavras Chaves

Lonomia, prognostico, insuficiencia renal

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriela Nardina Finger, Thiago Simões Giancursi, Gabriela Maria Venson, Gabriella França Pogorzelski, Tomás Machado Lacerda