14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: MIOCARDITE AGUDA SIMULANDO UMA SÍNDROME CORONARIANA AGUDA (SCA) COM DOR PRECORDIAL E SUPRADESNIVELAMENTO DO SEGMENTO ST

Fundamentação/Introdução

Introdução: desconhece-se a real incidência a principalmente das formas leves a moderadas da miocardite aguda, visto que seus sintomas são inespecíficos. Essa doença pode simular uma síndrome coronariana aguda (SCA): tanto um infarto agudo do miocárdio sem supra desnivelamento do segmento ST (IAMSST) quanto um IAMCST.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de um paciente do sexo masculino com miocardite aguda simulando IAMCST e discutir o tema tomando-o como base.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: paciente do sexo masculino, 26 anos, deu entrada no pronto atendimento referindo dor precordial, em aperto, de forte intensidade, com irradiação para o dorso, melhorando com o decúbito ventral e acompanhada de febre e fadiga. Exame físico sem alterações. O eletrocardiograma registrou supradesnivelamento de ST nas derivações lateral e lateral alta; além disso, registrou aumento da CK-MB e troponina I reagente. Foi encaminhado a cineangiocoronariografia na qual foi evidenciado circulações coronárias sem lesões obstrutivas e ventrículo esquerdo com hipocinesia difusa leve. Também foi solicitado ressonância magnética do coração a qual evidenciou hipocinesia mínima de ventrículo esquerdo em sua parede lateral com função global do ventrículo esquerdo nos limites inferiores da normalidade e dois minúsculos focos de realce tardio na parede lateral de ventrículo esquerdo compatíveis com diminutas áreas de necrose relacionadas à miocardite. Confirmada a hipótese diagnóstica foi iniciado o tratamento clínico para miocardite. Após alta hospitalar, manteve seguimento ambulatorial e remissão da dor precordial.

Resultados

Discussão: a miocardite pode apresentar-se como pródromos virais, precordialgia, fadiga, dispneia, arritmias supraventriculares ou ventriculares, pré-sincope e síncope, falência cardíaca e choque cardiogênico. Critérios clínicos juntos a anormalidades eletrocardiográficas (por exemplo, elevação de ST), à alteração na dosagem dos marcores de necrose miocárdica e à ressonância magnética cardiovascular, na qual se observa áreas de realce tardio, possibilitam firmar o diagnóstico de miocardite sem a necessidade de biópsia cardíaca (padrão-ouro).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: a miocardite aguda pode ter repercussões cardíacas graves e pode ser confundida com síndrome coronariana aguda na sala de emergência dando margem a uma conduta errônea no pronto atendimento, como a trombólise. Portanto, a história clínica e exame físico detalhados juntamente a exames complementares podem auxiliar no diagnóstico e conduta correta.

Palavras Chaves

Miocardite aguda; síndrome coronariana aguda; SCA; infarto agudo do miocárdio; IAM; dor precordial; supradesnivelamento do segmento ST.

Área

Clínica Médica

Instituições

EPM - UNIFESP - São Paulo - Brasil, PUCCAMP - São Paulo - Brasil

Autores

Guilherme Benfatti Olivato, Caio Eduardo Ferreira Pires, Daniel Renato Gonçalves Duarte, Thaís Juliano Garcia Tosta, Gustavo Benfatti Olivato