14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

NEURITE ÓPTICA UNILATERAL ISOLADA COMO APRESENTAÇÃO CLÍNICA DA NEUROMIELITE ÓPTICA

Fundamentação/Introdução

A neuromielite óptica (NMO) é uma entidade grave e rara, que necessita de propedêutica diagnóstica acurada, para lograr uma terapêutica eficaz.

Objetivos

Relatar um caso atípico de NMO com manifestação ocular unilateral e sem mielite que teve remissão completa dos sintomas ocular após 1 ano de terapia com corticoide isolado.

Delineamento/Métodos

Relato de caso: Paciente sexo feminino, 57 anos com histórico de hipotireoidismo e cirurgia prévia de catarata e pterígio (queda da acuidade visual olho esquerdo). Há 15 dias com quadro de hiperemia, lacrimejamento ocular bilateral, diminuição da acuidade visual no olho direito, turvação visual e discromatopsia ipsilateral. Relatou episódios recorrentes de cefaleia, tonturas e quedas da própria altura. Encontrava-se consciente e orientada, pupilas midriáticas, não reagentes ao reflexo fotomotor e consensual à direita. Foi internada com hipótese diagnóstica de neuromielite óptica. Exames laboratoriais, sorologias e FAN normais. A RNM de crânio mostrou múltiplas lesões de gliose (>16) em região supratentorial (periventricular e justacorticais), sem realce ao contraste. O resultado do líquor cefalorraquidiano foi negativo para presença de bandas oligoclonais e positivo para anticorpos anti-aquaporina 4, confirmando a hipótese de NMO. O tratamento foi realizado com pulsoterapia com metilprednisolona endovenosa (1g/dia) por 3 dias. Recebeu alta hospitalar com prednisona oral (1mg/kg/dia). Está em acompanhamento ambulatorial há 1 ano e apresentou remissão total dos sintomas visuais.

Resultados

Os casos de NMO na maioria das vezes, cursam com neurite óptica bilateral simultânea. O presente relato consiste numa manifestação atípica de NMO caracterizado por neurite óptica unilateral isolada.

Conclusões/Considerações finais

A peculiaridade desse caso reside na ausência de sintoma extraocular, capaz de apoiar a hipótese de NMO. A maioria dos casos incluem neurite óptica bilateral e mielite em sua maioria. Nossa paciente teve acometimento unilateral e sem mielite. Além disso, nossa análise clínica foi dificultada, devido ao comprometimento prévio da acuidade visual no olho esquerdo. Outro diferencial é que durante o tratamento de manutenção optou-se por realizar apenas prednisona, sem associação de azatioprina. A paciente evoluiu com remissão completa dos sintomas ao longo de 1 ano de terapia.

Palavras Chaves

Neuromielite; óptica; acuidade visual

Área

Clínica Médica

Instituições

Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Limeira - São Paulo - Brasil

Autores

Luhanda Leonora Cardoso Monti Sousa, Érika Nogueira Loures, Claudiney Cheli Lotufo, Valéria de Lemos Brandão, Thaynara Brandão da Costa Castro