14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O papel do discente no ensino dos primeiros socorros nas Escolas de Ensino Médio através da prática de habilidades

Fundamentação/Introdução

Sabe-se que a incidencia de obitos por causas externas tem aumentado nos ultimos anos em nosso país. Nesses casos, quem de fato realiza o primeiro atendimento nem sempre é o médico ou profissional da área da saúde, mas sim, a pessoa que se encontra mais próxima do paciente. Por isso é importante realizar ações com foco na promoção de saúde visando a capacitação de leigos no reconhecimento e atuação em situações que necessitem de intervenção precoce.

Objetivos

Capacitar leigos em saúde a realizar procedimentos de primeiros socorros e relatar o grau de conhecimento antes e o grau de aprendizado após a capacitação.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com realização de oficinas com aulas expositivas e práticas, tendo como público alvo alunos do ensino médio de uma escola privada de Vitória, ES, os quais responderam questionários antes e após as apresentações. As aulas foram ministradas pelos discentes de uma faculdade de medicina de Vitoria sob supervisão de um docente. Temas abordados: obstrução das vias aéreas por corpo estranho em adultos e em crianças, abordagem inicial a uma parada cardiorrespiratória em adultos e em crianças, abordagem a uma vítima de trauma e sangramento, intoxicação, queimaduras, entre outros.

Resultados

Dos 414 alunos que responderam o questionário pré-capacitação, 374 responderam o pós-capacitação. Perguntas abordadas: Devo chegar perto de um paciente desmaiado em via publica? Quando acontecer um acidente envolvendo carros ou motos sempre devo me aproximar para tentar ajudar as pessoas que estão presas às ferragens? Devo fazer massagem cardíaca em uma pessoa que não está consciente e não respira enquanto o socorro não chega? Quando uma pessoa estiver “se afogando” sempre devo entrar na água para ajudá-la? Quando uma pessoa se queimar, devo imediatamente colocar algum produto sobre a queimadura para aliviá-la (pasta de dente, água sanitária, pasta d’água, etc)?

Conclusões/Considerações finais

Maiores esforços precisam ser empenhados no sentido de trabalhar o tema segurança de uma cena de trauma para que o indivíduo não se torne mais uma vítima ao atuar prestando os primeiros socorros. Já a adequada abordagem inicial a uma vítima de parada cardiorrespiratória é fundamental na melhoria da sobrevida deste paciente. A participação dos discentes na ministração das oficinas foi marcante, pois tiveram a oportunidade de atuar como promotores de saúde junto à comunidade leiga.

Palavras Chaves

Primeiros socorros; capacitação; leigos; promoção a saude

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Brasileira - Espírito Santo - Brasil

Autores

THAINA ROCHA BRAGA Machado, Jessica' Freitas Araujo, Raiza Cansian Tuão, Rayama Moreira Siqueira, Julianna Vaillant Louzada Oliveira