14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO E CLÍNICO-LABORATORIAL DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM POLICITEMIA VERA EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA CLINICA DO SUL DA BAHIA

Fundamentação/Introdução

As neoplasias mieloproliferativas (NMP) são doenças clonais de células-tronco hematopoéticas, nas quais há proliferação aumentada das séries mielóides com maturação eficaz, levando à leucocitose no sangue periférico, aumento da massa eritrocitária ou trombocitose2. A policitemia vera (PV) é um subtipo de NMP crônica clonal que afeta principalmente a linhagem eritróide e leva ao acúmulo excessivo de eritrócitos no sangue periférico.

Objetivos

Descrever o perfil epidemiológico e clinico-laboratorial de pacientes diagnosticados com PV em serviço de referência em Oncologia Clinica da região Sul Baiana no período de 1997 a 2017, bem como identificar a incidência de fenômenos tromboembólicos.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo agregado, observacional, transversal e quantitativo de modo a analisar os prontuários correspondentes a todos os pacientes com diagnóstico de PV atendidos nos últimos 20 anos em Serviço de Referência em Oncologia Clinica do Sul da Bahia.

Resultados

A distribuição por sexo foi de quatro homens (50%) e quatro mulheres (50%). A idade dos pacientes variou de 47 a 78 anos, com média (60 anos ±10,7 DP). O valor médio de Hemoglobina no momento do diagnóstico (21g/dL ± 2,4 DP), sendo homens com média (21,3 g/dL ± 3.07 DP) e mulheres com média (20,5 g/dL ± 1,7 DP). Todos os pacientes submetidos ao mielograma apresentaram medula óssea hipercelular, com proliferação proeminente da linhagem eritróide. Ao diagnóstico, um paciente (12,5%) era assintomático, cinco (62,5%) apresentaram tontura, três (37,5%) com parestesia em extremidades. Dos oito pacientes, dois (25%) apresentaram fenômenos tromboembólicos. Todos os pacientes receberam hidroxiureia, foram submetidos a flebotomia e iniciaram anticoagulante. Nenhum paciente evoluiu para mielofibrose, leucemia aguda ou óbito.

Conclusões/Considerações finais

O perfil clinico-epidemiológico foi de igual prevalência de PV em homens e mulheres, sendo homens afetados em idade mais precoce que as mulheres. A idade média ao diagnóstico ficou estabelecida entre a 6ª-7ª década de vida, em acordo com a literatura. Todos os pacientes apresentaram elevação de Hemoglobina suficiente para enquadramento nos critérios diagnósticos de PV. O estudo sobre a PV no Brasil se faz necessário para melhor entendimento dessa patologia em nosso meio, de forma a identificar o perfil dos pacientes, avaliar efetividade da terapêutica, reduzir os desfechos desfavoráveis e melhorar a qualidade do serviço e a qualidade de vida dos pacientes.

Palavras Chaves

Policitemia vera, Oncologia, Hematologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Santa Cruz - Bahia - Brasil

Autores

Jordian Jorge Pinheiro, Gustavo Soares Correia, Ana Paula Rodrigues dos Santos, Rhuan Victor Pereira Morais, Eduardo Kowalski Neto