14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SARCOMA DE KAPOSI NÃO ASSOCIADO A AIDS : RELATO DE DOIS CASOS EM SERVIÇO DE REFERÊNCIA EM ONCOLOGIA CLÍNICA DO SUL DA BAHIA

Fundamentação/Introdução

Introdução: O Sarcoma de Kaposi (SK) é uma neoplasia rara de células endoteliais linfáticas evidenciada nodulações vasculares muco-cutâneas e, eventualmente, acometimento de linfonodos e órgaos internos nas formas mais agressivas ou casos graves de imunosupressão.

Objetivos

Descrever dois casos de SK não relacionado a AIDS em Unidade de Referência em Oncologia

Delineamento/Métodos

.

Resultados

Paciente OSP, masculino, 52 anos, natural de Itabuna-BA, branco. Paciente apresentou lesão única em braço esquerdo, nodular, pardo acastanhada, de pequeno tamanho (< 1cm) em maio de 2016. Evoluiu em Outubro de 2016 com surgimento de nova lesão em mão esquerda, de mesmas características. Ao exame físico se encontrava em bom estado geral. Em junho de 2016 foi obtida biópsia da lesão de pele mostrando SK. Imuno-histoquímica: expressão para CD34, ERG e CD31 e expressão nuclear de herpes virus humano 8 - HHV-8. Em outubro 2016 foi solicitada biopsia de nova lesão que surgiu em mão esquerda, de mesmas características da primeira lesão. Conclusão: SK. No mês de outubro de 2016 todas as sorologias, incluindo HIV (vírus da imunodeficiência humana) foram repetidas, apresentando teste não reagente. No mesmo mês, iniciou uso de Paclitaxel a cada 21 dias, não apresentando alterações ao longo do tratamento. Em novembro/2016, o paciente já apresentava remissão completa da doença. Paciente AAC, masculino, 66 anos, natural de Itabuna-BA, branco. Em acompanhamento prévio na Unidade de Oncologia após diagnostico de adenocarcinoma da próstata em maio/2015. Ao exame físico, encontrava-se em bom estado geral. Em setembro/2016, evoluiu com lesões de pele em membros inferiores (pés/calcâneo), com extensão para membros superiores e tronco, com nodulações acastanhadas, múltiplas, de tamanhos variados, indolores, sendo encaminhado à cirurgia geral para remoção e biopsia. Conclusão da biópsia: angiossarcoma, sugestivo de SK. Imuno-histoquimica: expressão para CD34, ERG e CD31, além de expressão nuclear de herpes virus humano 8 - HHV-8. Paciente evoluiu com doença limitada ao pé mesmo após inicio de Paclitaxel e nódulos e úlcera que não cicatrizaram após biopsia, não apresentando remissão completa da doença. Segue em tratamento para câncer de próstata e sarcoma de Kaposi.

Conclusões/Considerações finais

Embora, atualmente, relacionemos o SK principalmente à infecção pelo HIV, é importante destacar seu comportamento atípico em pacientes que não possuem essa condição e que também não apresentem fatores que vão de encontro às outras formas clinicas de SK.

Palavras Chaves

Sarcoma de Kaposi, Oncologia, HIV

Área

Clínica Médica

Autores

Jordian Jorge Pinheiro, Gustavo Soares Correia, Rhuan Victor Pereira Morais, Tallita Anny Matos Menezes, Eduardo Kowalski Neto