14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PRIMEIROS SOCORROS PARA LEIGOS: UM DESAFIO E UM COMPROMISSO

Fundamentação/Introdução

O número de óbitos por causas externas vem aumentado no Brasil, ocupando atualmente a segunda causa de morte. O adequado atendimento de primeiros socorros é essencial, podendo de fato salvar a vitima. Muitas vezes essa ação acaba inicialmente sendo executada pela pessoa mais próxima da vítima e não por um medico ou profissional da saude. Tal questão evidencia a importância de atividades que capacitam leigos em saúde.

Objetivos

Capacitar leigos em saúde a realizar procedimentos de primeiros socorros e relatar o grau de conhecimento antes e o grau de aprendizado após a capacitação.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com realização de oficinas com aulas expositivas e práticas sobre primeiros socorros durante três anos seguidos (2012, 2013 e 2014), tendo como público alvo a comunidade local, os quais responderam questionários antes e após as apresentações. As aulas foram ministradas por discentes e supervisionadas por um docente de uma Faculdade de medicina em Vitória, ES. Temas abordados: obstrução das vias aéreas por corpo estranho em adultos e em crianças, abordagem inicial a uma parada cardiorrespiratória em adultos e em crianças, abordagem a uma vítima de trauma e sangramento, intoxicação, queimaduras, entre outros.

Resultados

A população constituiu-se de 112 participantes, sendo que todos responderam o questionário pré-capacitação e 102 responderam o pós-capacitação. Perguntas abordadas: Devo chegar perto de um paciente desmaiado em via publica? Quando acontecer um acidente envolvendo carros ou motos sempre devo me aproximar para tentar ajudar as pessoas que estão presas às ferragens? Devo fazer massagem cardíaca em uma pessoa que não está consciente e não respira enquanto o socorro não chega? Quando uma pessoa estiver “se afogando” sempre devo entrar na água para ajudá-la? Quando uma pessoa se queimar, devo imediatamente colocar algum produto sobre a queimadura para aliviá-la (pasta de dente, água sanitária, pasta d’água, etc)?

Conclusões/Considerações finais

Atuar realizando manobras de primeiros socorros é desafiador para aqueles que não vivem a prática médica, ou seja, os chamados leigos. Os que presenciam ou chegam imediatamente após o ocorrido nestas cenas preocupam-se em socorrer sem atentar para a insegurança que a cena pode oferecer. A atuação direta dos discentes na ministração das oficinas foi fundamental e com esta ferramenta, esperamos formar um profissional médico com consciência crítica e reflexiva e multiplicador de conhecimentos.

Palavras Chaves

Primeiros socorros; capacitação; leigos; promoção a saude

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Brasileira MULTIVIX - Espírito Santo - Brasil

Autores

Thaina Rocha Braga Machado, Andre Lima Jordao, Juianna Vaillant Louzada Oliveira, Vinicius Souza Amorim, Henrique Lorenzoni Turini