14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE AGENESIA DE VESÍCULA BILIAR EM PACIENTE COM SINTOMAS COLESTÁTICOS :UM DESAFIO DIAGNÓSTICO

Fundamentação/Introdução

A agenesia de vesicula biliar é uma anomalia raríssima. Em 26.531 necrópsias realizadas na clínica Mayo somente 10 casos foram constatados em 2012. Outras séries consultadas referem a mesma raridade e concordam com uma incidência em necrópsias de 0.03% e 0.09%. É uma condição rara com incidência de 10-65 para 100.000 pessoas. A sintomatologia é semelhante à colelitíase, conduzindo a intervenções desnecessárias.Faz-se necessário, portanto, a busca de um método diagnóstico menos invasivo ao paciente, contudo a suspeição da malformação representa um desafio diagnóstico.

Objetivos

Descrever um caso de agenesia de vesícula biliar em pré-operatório e sua relação com sintomatologia colestática cujos exames apontam a não visualização da vesícula biliar ou são inconclusivos.

Delineamento/Métodos

Paciente feminino F.M.R.G, 84 anos, com história de dor em hipocôndrio direito há 3 meses,associada a náuseas,vômitos pós prandiais e sintomas colestáticos.Refere perda ponderal de 13kg em 3 meses.AMP:HAS há 10 anos (losartana 50mg/dia);Nega tabagismo,etilismo e patologias prévias,assim como acidentes.AMF:NDN.Ao exame físico:regular estado geral;hemodinamicamente estável, ictérica ++/4, hidratada, eupneica.AR e ACV:NDN.Abdome: RHA +, dor à palpação superficial e profunda do HD, vesícula biliar não palpável, sinal de Murphy +

Resultados

Lab (03.05.17):BD:10,23 BI:2,99 BT:13,22 AST:68ALT:92FA:202 GGT:540.US abdominais:vesícula biliar de dimensões normais com visibilidade do seu contorno e sombra acústica posterior sugerindo cálculos e/ou bile espessa.Colangio RM (17/5/17):vesícula biliar não caracterizada; acentuada dilatação das vias biliares intra hepáticas;colédoco dilatado, com calibre de até 2,1 cm e cálculo em seu terço distal,medindo cerca de 2cm;Realizada CPREno dia 01.7 com retirada de cálculo em colédoco;confirmado o diagnóstico intraoperatório de agenesia da vesícula bilar e descartada presença de vesícula biliar ectópica.A paciente evoluiu com remissão dos sintomas e melhora clínica.

Conclusões/Considerações finais

Muitos autores consideram que a dilatação nestes casos é devida a transformação do colédoco em reservatório da bile, ou obstrução devido a fibrose da ampola de Vater.Portanto,a presença de vesícula biliar não é necessária para a produção de cálculos ou sintomas na árvore biliar.Dobras peritoneais grossas no Sulco de Rouviere podem simular uma vesícula espessa contraída e pode gerar sombras ecogênicas na US, constando sua presença paradoxal.Por isso,a predileção pela Colangio RM em casos suspeitos.

Palavras Chaves

agenesia de vesicula; coledocolitiase

Área

Clínica Médica

Autores

Domingos da Silva Costa, Flávia Coelho Mohana Pinheiro, Marcelo Lima Rocha, Fabiolla Maria Martins Costa, Hugo Coelho Mohana Pinheiro