14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INSUFICIÊNCIA RENAL POR LINFOMA NÃO-HODGKIN: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: A insuficiência renal pode ocorrer em 10 a 30% dos casos de doenças linfoproliferativas. O acometimento renal dos diferentes tipos de linfoma pode ocorrer em função do efeito direto do próprio tumor (trombose venosa, obstrução ureteral), em função de manifestações extra renais (hiperparaproteinemia, hemólise, hipercalcemia, hiperuricemia) ou então pelo envolvimento renal primário do tumor. O acometimento renal é comum em pacientes com Linfoma não-Hodgkin (LNH). Cerca de 30-50% dos óbitos por LNH possuem envolvimento renal, embora a evidência clínica desse envolvimento seja visto em apenas 2 a 14% dos pacientes.

Objetivos

Objetivos: Relatar o caso de um paciente com insuficiência renal de causa pós-renal decorrente de obstrução por LNH.

Delineamento/Métodos

Metodologia: Estudo retrospectivo, relato de caso. As informações foram obtidas através de análise do prontuário e exames laboratoriais e de imagem. O estudo e divulgação deste caso foram autorizados pelo paciente.

Resultados

Resultados: Masculino, 66 anos, aposentado, chegou ao pronto-socorro com queixa de anúria e edema em membro inferior esquerdo. Relatou ter sido diagnosticado há 8 anos com LNH, foi submetido a quimioterapia, sendo que a última sessão foi há aproximadamente um ano. Refere edema em membro inferior esquerdo iniciado há 5 meses associado ao aparecimento de linfonodos inguinais palpáveis bilateralmente. Além disso, relata oligúria iniciada há 1 mês com evolução progressiva para anúria na última semana, não obtendo melhora do quadro com uso de furosemida por conta própria. O paciente foi submetido então a uma tomografia computadorizada de abdome e pelve com contraste, a qual foi essencial para determinar a causa da anúria. O exame de imagem mostrou múltiplas linfonodomegalias comprometendo o retroperitôneo, mesentério, cavidade pélvica, regiões inguinais, e mediastino inferior; além de moderada ureterohidronefrose bilateral e compressão extrínseca da porção distal de ambos os ureteres pelas linfonodomegalias pélvicas. Portanto, foi possível concluir que a causa da insuficiência renal do paciente em questão era a obstrução ureteral por linfonodomegalias causadas pelo LNH, ou seja, uma causa pós-renal.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Neste caso, podemos concluir que a associação de uma anamnese minuciosa, exame físico completo e exame de imagem adequadamente solicitado foi essencial para o diagnóstico de insuficiência renal de causa pós-renal por LNH, sabendo-se que a obstrução é uma das causas mais comuns de comprometimento renal nessa doença.

Palavras Chaves

Linfoma Não-Hodgkin; Insuficiência renal; Linfonodomegalias.

Área

Clínica Médica

Autores

Renan Carlos Coradi, Roberta de Souza Zappelini, Gustavo Balestrin Moraes, Matheus Eduardo Farina, Ana Cristina Debiasi