14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da leptospirose na região do noroeste fluminense, com impacto na saúde pública do município de Itaperuna/RJ de 2010 a 2015.

Fundamentação/Introdução

A leptospirose doença infecciosa bacteriana causada pelo gênero leptospira, que inclui duas espécies: L. biflexa e L. interrogans, esta última subdividida em sorovares, conforme sua patogenia. Zoonose, de grande importância e vasta distribuição geográfica. Ocorre na maioria das vezes de maneira indireta, através da saliva, urina e fezes de animais infectados. No Brasil se apresenta de forma endêmica pela recorrente falta de saneamento básico, exposição à água de enchente ou esgoto aumenta a incidência de contaminação. Objetivos: Descrever o comportamento epidemiológico da leptospirose na região do noroeste fluminense, com impacto na saúde pública do município de Itaperuna/RJ dos anos de 2010 a 2015.

Objetivos

Descrever o comportamento epidemiológico da leptospirose na região do noroeste fluminense, com impacto na saúde pública do município de Itaperuna/RJ dos anos de 2010 a 2015.


Delineamento/Métodos

Estudo quantitativo observacional transversal realizado através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), assim como a documentação e prontuários disponibilizados pela prefeitura de Itaperuna/RJ para levantamento de dados referentes aos casos de leptospirose durante o período de 2010 a 2015.

Resultados

As notificações de leptospirose identificadas e confirmadas junto à prefeitura de Itaperuna, durante o período de 2010 a 2015 totalizaram 79 casos, sendo destes 51 referentes ao sexo masculino, e os 28 restantes do sexo feminino. O ano de 2011 destacou o maior número de notificações com 28 casos, enquanto 2013 contou com apenas 2 registros. Os óbitos confirmados totalizaram 4 casos. Houve casos de leptospiroses entre as idades de 7 a 73, sendo registrados 12 casos em menores de 18 anos e 13 casos em maiores de 70 anos. Em apenas 4 deles o diagnósticos foi clinico. Quando se avalia os dados junto ao domínio publico do SINAN, foram encontrados 35 casos notificados, com 2010 tendo o maior número de registros totalizando 14. Os óbitos registrados pelo SINAN na cidade de Itaperuna no período avaliado por leptospirose foi de um total de 9.

Conclusões/Considerações finais

Os dados apresentados demonstram dados conflitantes entre os dois registros estudados gerando uma necessidade de maior rigor sobre as notificações, assim como a necessidade de construir meios capazes de diminuir os casos, custos, incidência, e a letalidade da leptospirose. Para que isso ocorra é precisa mais do que esforços isolados do setor de saúde, é fundamental a gestão integrada entre os diversos setores públicos para alterar o comportamento da doença.

Palavras Chaves

Leptospiorse, Infecciosa, Notificação, Epidemiologia.

Área

Clínica Médica

Autores

Naiana Cristiani Filippi, Roger Willian Pires, Jaylla Fernanda Ferreira Oliveira Raeli, Victor Lopes Brum, Neide Correa Novaes Gomes